https://www.youtube.com/watch?v=Ri-r1Tb4FjMA Praça Cívica foi o ponto escolhido por professores da rede estadual de ensino para manifestarem contra condições de trabalho e gratificação. Recentemente foi aprovado na Assembleia Legislativa, projeto de lei que prevê atualização o piso salarial de 1.137 para 1.395 reais com impacto anual de 260 milhões.

Por outro lado, de acordo com o texto aprovado, a gratificação por titularidade foi extinta. No lugar foi criado um novo projeto de comissão para discutir o processo de gratificação por meritocracia. O professor Fabrício Queiroz, integrante do grupo Mobilização dos Professores de Goiás, descreve que a categoria pretende tomar ações mesmo com o projeto aprovado.

Segundo o professor Fabrício Queiroz, a categoria está mobilizada e busca apoio da sociedade, para tentar a revogação da lei aprovada pelos deputados.

Cerca de 20 professores estiveram em frente ao Palácio Pedro Ludovico. Alguns entregaram panfletos para os motoristas, outros estavam com faixas estendidas. O intuito foi de sensibilizar quem passava pelo local.

Paulo Marques conta que as escolas goianas estão sucateadas. “O professor hoje não tem um quadro descente, não tem um giz descente, o professor hoje, está jogado as traças, a principal luta dos professores, é a qualidade de ensino”, defende o docente.

Secretaria de Estado da Educação através de nota informou que, ao longo deste ano de 2012, dará continuidade aos reparos e reformas emergenciais nas unidades da rede pública estadual. As obras de grande porte, incluindo ampliações de escolas, serão executadas pela Agetop. A secretaria já tem um diagnóstico completo sobre a situação da rede física. Este mapeamento inclui 440 unidades de ensino espalhadas pelas 38 Subsecretarias Regionais de Educação.

Também em 2012, a Seduc dará prosseguimento ao projeto iniciado este mês, que prevê repasses da ordem de 50 mil reais para cada escola. O objetivo é que o Conselho Escolar, com estes recursos em mãos, organize a execução de pequenas obras e reparos emergenciais, dando assim mais agilidade a este tipo de serviço.