De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde, a obesidade afeta 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos e 7% dos adolescentes de 12 a 17 anos. Para combater essas estatísticas alarmantes, a Universidade Federal de Goiás (UFG) implementou o Programa de Intervenção e Prevenção da Obesidade para Crianças e Adolescentes (Pipoca), um projeto de extensão da Faculdade de Nutrição (Fanut).

Este programa tem como foco a prevenção, controle e tratamento do excesso de peso em jovens, oferecendo educação em saúde para crianças de 3 a 11 anos e adolescentes de 12 a 19 anos, bem como seus responsáveis. O Pipoca realiza atividades educativas bimestrais para crianças, adolescentes e seus responsáveis, focando na prevenção e controle do excesso de peso, além de promover a saúde.

O objetivo é orientar os pais e responsáveis a prestar atenção ao bem-estar dos jovens sem exercer pressão. O programa também utiliza o Instagram para postar, duas vezes por semana, vídeos e conteúdos sobre educação alimentar e nutricional.

Reuniões e oficinas culinárias

As reuniões do projeto são promovidas por convites virtuais nos grupos de WhatsApp. As oficinas culinárias ocorrem no auditório do Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS) Amendoeiras ou no Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Nutrição da UFG.

Embora o acompanhamento ambulatorial multidisciplinar tenha sido temporariamente interrompido, a metodologia do grupo é avaliada com base no interesse e na participação nas reuniões presenciais. Para a professora e colaboradora do Pipoca, Ana Caroline Melo Rodrigues, as iniciativas de educação alimentar e nutricional têm um impacto significativo na vida dos participantes e na formação acadêmica dos alunos da Faculdade de Nutrição.

“Obesidade é uma doença de caráter multifatorial, engloba fatores genéticos, metabólicos, ambientais, emocionais e de estilos de vida. Sua prevalência vem aumentando ao longo dos anos, sendo hoje considerada uma epidemia e um dos principais problemas de saúde pública”, afirmou Ana Caroline, citando a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Sisvan

Segundo um relatório do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), até setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos foram diagnosticadas com obesidade. Especialistas destacam que a nutrição inadequada da mãe durante a gestação, o excesso de peso materno e a mídia direcionada às crianças são fatores de risco para a obesidade infantil.

A pandemia de Covid-19 agravou a situação, impactando negativamente a alimentação e aumentando o sedentarismo entre crianças e adolescentes, conforme aponta o Ministério da Saúde.

Criado em 2006, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG (Proec) em 2008, o projeto Pipoca tem como objetivo realizar atividades lúdicas de educação alimentar e nutricional com crianças, adolescentes e seus acompanhantes, promovendo hábitos de vida saudáveis que melhoram a qualidade de vida.

O projeto busca constantemente parcerias com outros profissionais da saúde para oferecer uma atenção integral ao seu público-alvo. O nome do projeto foi escolhido em uma votação durante uma reunião educativa com pais, crianças e adolescentes.

Participação

A professora Ana Caroline Melo Rodrigues destaca o interesse e participação dos alunos do Programa de Voluntário de Extensão e Cultura (Provec) da UFG e das bolsistas do Programa de Bolsa e Extensão e Cultura (Probec), além da participação ativa da comunidade nas atividades.

“Com o apoio de voluntários e bolsistas, o projeto fortalece os laços entre a universidade e a sociedade, criando um ambiente de aprendizado e colaboração em prol de um futuro mais saudável para crianças e adolescentes”, afirma a docente.

Atualmente, o projeto conta com três docentes e sete discentes, incluindo quatro doutorandas dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde e em Ciências da Saúde, uma servidora vinculada à UFG e uma nutricionista do Distrito Sanitário Leste da Prefeitura de Goiânia.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem-Estar

Leia mais: