O Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) está completando 15 anos. Então, para celebrar a trajetória, a instituição pública promoverá um evento na terça-feira (29), a partir das 14h, na sede da Fapesp. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da fundação no YouTube.
Ao longo dos 15 anos de atividade voltadas às alterações do clima no Brasil e no mundo, a Fapesp já apoiou 740 projetos das mais diversas áreas relacionadas às mudanças climáticas. Assim, desde a sua criação em 2008, houve um investimento de na ordem de R$ 100 milhões em pesquisas.
O foco do Programa são pesquisas que buscam compreender o que é resultado de ações humanas e que são causas naturais. Desta maneira, os estudos trazem entre seus temas a biodiversidade, o ciclo da água, o carbono e o nitrogênio. Além disso, procura entender as mudanças dos usos da terra pela agricultura e pecuária, a relação entre geração de energia e gases de efeito estufa e os impactos das mudanças climáticas na saúde humana.
Celebrar o passado com vista ao futuro
Paulo Artaxo, professor da USP e membro da coordenação do PFPMCG, vai falar sobre os 15 anos do Programa. Ademais a programação do evento terá a participação de Márcio de Castro Silva Filho, diretor científico da Fapesp.
Os participantes poderão então acompanhar três mesas de debates. Elas têm foco no panorama atual das questões climáticas, em como as cidades brasileiras estão enfrentando a crise e nos ecossistemas terrestres e produção de alimentos.
Entretanto, as celebrações dos 15 anos de pesquisa sobre o clima vão se estender a todo o semestre, com depoimentos dos primeiros pesquisadores e revistas comemorativas. Mas também estão previstas ações que relembrem a linha do tempo com números que mostram o avanço do programa, a nível estadual, nacional e internacional.
No entanto, mesmo num momento de celebrar o que já produziu, o programa celebra também o que está vindo pela frente. Hoje o PFPMCG apoia 31 projetos em andamento. E para o futuro, o programa desenvolve o Plano Estratégico 2020-2030, com ações estratégicas que contribuem para mitigar as emissões globais nos próximos dez anos.
Confira a programação das mesas do evento que terá transmissão pelo Youtube:
14h30 – Mesa 1: Panorama atual das mudanças climáticas
Moderação: Paulo Artaxo, membro da coordenação do PFPMCG
Thelma Krug, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Márcio Rojas, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Moacyr Araújo, Rede Clima/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
15h15 – Mesa 2: Nossas cidades enfrentando as mudanças climáticas
Moderação: Maria de Fátima Andrade (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG-USP) e Gilberto Jannuzzi (Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético – Nipe-Unicamp), membros da coordenação do PFPMCG
Gabriela Celani, Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação da Unicamp
Debora Sotto, Centro de Síntese Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP
Giuliano Locosselli, Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP
16h – Mesa 3: Oceanos, Ecossistemas Terrestres e Produção de Alimentos no Contexto das Mudanças Climáticas
Moderação: Patrícia Morellato (Universidade Estadual Paulista – Unesp) e Jean Ometto (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe), membros da coordenação do PFPMCG
Ronaldo Christofoletti, Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Kênia Bícego, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp
David Lapola, Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp)
Leia mais: