Em novembro de 2022, doze jovens de Goiás integrantes do programa Aprendiz do Futuro estiveram por sete dias na Europa participando de várias atividades dentro programa Embaixadores Demà. E é claro que durante toda esta extensa agenda de compromissos e interações nossos jovens goianos deixariam suas marcas no Velho Continente.

O programa Embaixadores Demà, promovido pela Renapsi, foi destaque em um dos mais respeitados jornais de Barcelona, fundado em 1881. O La Vanguardia destacou como a experiência profissional aliada à educação é uma fórmula de sucesso no caminho de um futuro melhor.

O intercâmbio passou por três capitais europeias e na agenda momentos especiais com passagens pelo Parlamento Europeu, em Bruxelas, visita à Fundação da Juventude, em Lisboa, passeio no Camp Nou e interações com estudantes catalães, em Barcelona.

  • Assista também:

Comparando a aprendizagem a um trampolim, o jornal contou a história de um estudante espanhol e de uma professora argentina e destacou a história de dois estudantes goianos. Os jovens da comitiva de Goiás, Allana e João Vitor tiveram suas experiências contadas com destaque na reportagem.

Jovens goianos João Vitor e Allana em Barcelona. Foto: Llibert Teixidó.

O La Vanguardia destacou a relevância do projeto relacionando a um alerta para os números do desemprego entre os jovens na Catalunha. Atualmente, 25,7% dos jovens entre 15 e 24 anos estão desempregados. Em toda a União Europeia, a taxa é reduzida para 14%.

O programa

O projeto oferece aos inscritos um contrato pago desde o primeiro dia e combina formação, trabalho e acompanhamento. Cada participante tem um tutor como referência que o orienta durante todo o processo e o ajuda a tirar dúvidas. 

O objetivo é inserir no mercado de trabalho jovens desempregados e com pouca ou nenhuma formação. No final do contrato, os participantes obtêm um certificado de profissionalismo, o que lhes facilita a continuação da carreira profissional na área escolhida.

“É importante que os jovens possam trabalhar e formar-se, mas acima de tudo é necessário que recuperem a esperança de fazer um mundo melhor”, afirmou Josep Gassó, presidente da Fundesplai, na apresentação do projeto na Catalunha em novembro.

Leia mais: