Mais de mil jovens tocantinenses já tiveram as suas realidades transformadas através do Programa Jovem Trabalhador que está com novas oportunidades de trabalho em todo o estado na segunda etapa de contratações. As inscrições podem ser feitas pelo site www.jovemtrabalhador.to.org.br.
Uma dessas jovens é Maria Vitória Pereira de Sousa, de Palmas, que ingressou no programa logo nas primeiras vagas em junho deste ano, e reconhece as conquistas com quase quatro meses trabalhando de carteira assinada.
“Eu sempre digo para as minhas colegas de trabalho que o Programa Jovem Trabalhador não só me ajudou a entrar no mercado de trabalho, mas me ensinou a ser uma pessoa melhor na vida, a valorizar o que eu estou ganhando e está me ensinando a me tornar uma mulher mais responsável”, afirmou.
Aos 19 anos a jovem se divide entre os estudos e a prática esportiva, sendo atleta de futebol de um clube da cidade. Atuando na Secretaria de Esportes e Juventude do Tocantins (Sejuv), Vitória tem a possibilidade de aprender mais sobre uma área que já possuía afinidade mesmo antes de ingressar no programa.
“Eu acho que pra mim foi uma oportunidade única, é muito bom você ser atleta e estar dentro do movimento. Eu amo meu trabalho, eu sou muito grata porque nele todo dia eu aprendo uma coisa nova. Eu estou realizada com meu emprego, que é maravilhoso. Eu fui chamada logo que me inscrevi então inscrevam-se”, recomendou.
Transformação
Quem também agradece às conquistas a partir do ingresso no Programa Jovem Trabalhador é o jovem Marcos Henrique de Carvalho, que também atua na Secretaria de Esportes e Juventude do Tocantins. Aos 17 anos ele comemora a primeira oportunidade e as transformações que já identificou desde que iniciou as atividades na aprendizagem.
“Eu tenho muito mais oportunidade de ajudar a minha família, comprar as minhas coisas e também está sendo uma nova experiência para eu levar para o meu futuro. Acho muito importante que um programa assim abra as portas para o jovem no mercado de trabalho, é muito bom ter essa experiência”, afirmou Marcos.
O jovem conta ainda que foi um multiplicador do programa e convidou amigos para participar, contribuindo para que mais jovens tivesse acesso às oportunidades oferecidas pelo Programa.
Programa Jovem Trabalhador
O Programa Jovem Trabalhador é uma iniciativa do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Lançado em maio deste ano, o programa ultrapassa a marca de 1.100 contratações em 125 municípios do Tocantins. As inscrições seguem abertas através do site www.jovemtrabalhadorto.org.br.
Os requisitos para participr do Programa incluem: renda familiar de até dois salários mínimos nacional ou meio salário mínimo per capita, ou inscrição no CadÚnico; que o jovem esteja cursando o ensino fundamental ou médio (ou já ter concluído o ensino médio) e seja ou tenha sido estudante da rede pública ou bolsista 100% de rede particular. O Programa Jovem Trabalhador prevê cotas para PCD (5% a 10%) e para o socioeducativo (5%) e estabelece prioridade na contratação de jovens indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS08 – Trabalho decente e Crescimento Econômico.
Leia mais: