Há pouco mais de um ano, a jovem Lara Kaliny deixou a cidade de Marabá, no interior do Pará, em busca de oportunidades na capital tocantinense. Com o objetivo de estudar e trabalhar, Lara se mudou para Palmas para morar com a irmã, Keyliane da Silva. Na tarde desta terça, 27, iniciou as atividades do Programa Jovem Trabalhador na Procuradoria Geral do Estado do Tocantins (PGE-TO), onde estará lotada no setor de protocolo.
“Quando me ligaram pedindo para entregar meus documentos para a seleção eu fiquei bem feliz né, fiquei ‘nossa eu vou trabalhar’, porque é uma oportunidade muito boa, essa do primeiro emprego, em meio período, então eu fiquei muito feliz”, resumiu.
Lara também ficou feliz em saber que seria designada para a Procuradoria Geral do Estado do Tocantins. A jovem afirmou que o Direito é uma área que desperta o seu interesse profissional e é o curso que deseja ingressar no Ensino Superior.
“Acho que vai ser bom trabalhar aqui na Procuradoria porque eu tenho vontade de fazer Direito e assim já começo a aprender coisas da área que gosto”, pontuou a jovem que já iniciou as atividades laborais no setor.
Leia mais:
- Programa Jovem Trabalhador promove integração da primeira turma de jovens no Tocantins
- Confira o passo a passo para se inscrever no Programa Jovem Trabalhador Tocantins
- MEC avalia novas metas para próximo Plano Nacional de Educação
Integração
Em seu primeiro dia na PGE, Lara foi recebida pelo setor de Recursos Humanos e já foi integrada ao setor de protocolo, onde irá aprender a desenvolver diversas atividades e atuar como auxiliar administrativo.
O servidor público Luiz Gustavo Martins, agora colega de trabalho de Lara, falou sobre a expectativa para a integração da jovem.
“A expectativa é grande com a nova colaboradora, do Programa Jovem Trabalhador, que está desenvolvendo e aprendendo as normas do trabalho, como a gente rege aqui dentro a Procuradoria. Eu espero que ela seja bem aproveitada, que venha a ter discernimento das matérias que a gente trata aqui dentro”, avaliou.
Luiz Gustavo destaca que a oportunidade de aprendizagem é um grande diferencial de programas como o Jovem Trabalhador.
“O primeiro emprego, a primeira relação que vão ter com o público, interno e externo. Eu creio que isso vai ser marcante na vida deles”, destacou.
Oportunidade
O Programa Jovem Trabalhador é uma iniciativa do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Mais de 300 jovens já foram contratados na primeira etapa que prevê a contratação de 1500 jovens em todo o Tocantins. Na etapa inicial, os jovens cumprem uma carga horária de dez dias de curso e depois são encaminhados aos órgãos em que estarão lotados.
As inscrições para o programa Jovem Trabalhador seguem abertas e ainda há vagas para os 139 municípios do Tocantins. Para se inscrever o jovem deve acessar o site: jovemtrabalhadorto.org.br e preencher as informações. O jovem deve possuir renda familiar de até dois salários mínimos nacional ou meio salário mínimo per capita, ou inscrição no CadÚnico. Além disso, é necessário que o jovem esteja cursando o ensino fundamental ou médio (ou já ter concluído o ensino médio) e seja ou tenha sido estudante da rede pública ou bolsista 100% de rede particular.
Além das cotas para PCD (5% a 10%) e para o socioeducativo (5%) haverá prioridade na contratação de jovens indígenas, ribeirinhos e quilombolas.