Um programa promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-GO) proporciona a oportunidade de pessoas realizarem viagens gratuitas. Trata-se do Minha Primeira Viagem, que tem como objetivo, de acordo com o coordenador de Turismo Social do Sesc, Juliano Barcelos, oferecer passeios e excursões para o público de baixa renda, com renda bruta de até três salários mínimos.

“A partir de um cadastro para um processo seletivo, que são apresentados alguns documentos para cumprir requisitos, o interessado é analisado, o pedido de participação, e sendo contemplado ele participa de toda a programação da viagem totalmente gratuita, incluídos transporte, condução, hospedagem, toda parte de alimentação”, destacou.

O turismo social, além de ser importante na inclusão social, também tem potencial para ser instrumento de educação e promoção da cidadania, conforme explica Juliano Barcelos.

“Na verdade, todas as programações desenvolvidas pelo Sesc tem a educação como eixo transversal. A gente sempre diz que por meio do turismo, por exemplo, temos condições de levar as pessoas ao conhecimento, de forma tal que elas tenham a oportunidade de retornarem de suas experiências turísticas diferentes da forma como saíram”, explicou.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia mais: