A Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério da Economia lançaram, neste mês de dezembro, o Projeto de Aprendizagem Profissional Inclusiva (API), no Auditório da Câmara Municipal de Cristalina (GO). O programa visa promover oportunidades de acesso ao trabalho decente e produtivo para jovens em situação de vulnerabilidade social e educacional.

A primeira turma de aprendizes contará com 18 jovens de 15 a 21 anos matriculados na rede municipal de ensino, que terão acesso a vagas de trabalho ofertadas pelas empresas que aderirem ao Projeto Piloto API. Com isso, o projeto busca ajudar na transição dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho formal por meio da aprendizagem profissional

Em todo o mundo, países de diferentes níveis de desenvolvimento têm colocado a aprendizagem profissional como uma das prioridades de suas agendas políticas e sociais, por reconhecer seu potencial para suavizar a transição de jovens da escola para o mercado de trabalho formal. A aprendizagem profissional é considerada pela OIT uma política fundamental na erradicação do trabalho infantil e na promoção do emprego juvenil.

Uma aprendizagem profissional de qualidade caracteriza-se por combinar a aquisição de experiência profissional aplicada diretamente no local de trabalho. Também inclui a aprendizagem de conhecimentos aplicados e competências que permitam entender a lógica por trás das tarefas exigidas, possibilitando o enfrentamento de situações não previstas e a aquisição de habilidades sociais e emocionais importantes para a autonomia.

A API surge como uma vertente da aprendizagem profissional que reconhece a necessidade de desenvolver competências de natureza emocional e mitigar as desigualdades de natureza social e educacional de jovens em situação de maior vulnerabilidade.

Ela estabelece como principal estratégia a busca de aperfeiçoamento e adequação da matriz curricular da formação básica. Para tal, um módulo inclusivo é adicionado, com conteúdo para o desenvolvimento de habilidades sociais e educacionais e reforço de conteúdos básicos orientados para o mundo do trabalho.

Com informações da ONU Brasil