A Fundação Ellen MacArthur criou o projeto Fashion ReModel para impulsionar a economia circular e a moda sustentável, bem como modelos de negócios que não dependam de matérias-primas virgens para a confecção de novas peças. O projeto visa mudar o impacto ambiental negativo que a indústria da moda causa desde a extração de matérias primas, passando pela produção e uso de água, até o descarte.

O Fashion ReModel envolve líderes da indústria da moda, marcas populares e de alta costura. A participação da Fundação Ellen MacArthur é o apoio a soluções que implementam os modelos na prática.

Guilherme Suertegaray é gerente da Fundação Ellen MacArthur e afirmou que o Fashion ReModel é uma forma de acelerar a transformação da economia linear para o modelo circular.

“Sem essa transformação, a reincorporação de materiais na cadeia é simplesmente uma solução temporária para o problema global de resíduos têxteis”, disse.

Sustentabilidade

“Atualmente, mais de 80% dos têxteis quando são descartados, acabam incinerados, aterrados ou vão parar no meio ambiente, independentemente de ainda estarem ou não em condições de uso”, destacou Guilherme. A moda tem alguns modelos circulares bastante conhecidos pelos clientes: o reparo, o aluguel, a revenda e a refabricação. 

São modelos que impedem o descarte precoce da peça e retém a emissão de gases de efeito estufa. Mas a Fundação afirmou que a economia circular na moda, atualmente de 3,5% do mercado global, tem o potencial de chegar a 23% até 2030.

“Aproveitar o potencial inovador e criativo da indústria da moda é essencial para que exista uma mudança na forma como ela faz dinheiro, dissociando o lucro da produção, e criando um futuro mais próspero e resiliente”, disse Guilherme Suertegaray.

O Fashion ReModel é resultado de uma consulta com cerca de 150 organizações do setor da moda. O projeto possui uma Orientação Técnica de alinhamento para modelos de negócios circulares. Nesse sentido, ele quer gerar negócios sólidos circulares e chegar ao potencial de US$ 700 bilhões no setor até 2030.

*Com CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: