Sagres em OFF
Rubens Salomão

Projeto poderá destinar Fundo Nacional sobre Mudança do Clima para desastres

A Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados resgatou na última semana um projeto que autoriza o uso do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima para enfrentamento a desastres naturais. A ação integra as discussões para socorrer o Rio Grande do Sul, mas divide a coordenação do Fundo Clima com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Na prática, o texto promoveria novo esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva, que poderia perder parte do controle dos recursos do Fundo de Mudança do Clima. São pelo menos R$ 10,1 bilhões disponíveis para aportes no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta, de autoria do vice-líder governista José Nelto (PP-GO) deve ter votação na próxima reunião do colegiado, nesta quarta-feira (15). O Ministério do Meio Ambiente emitiu parecer contrário ao projeto.

“O Orçamento Federal já tem ações orçamentárias específicas para medidas de atendimento emergencial, de prevenção de riscos de desastres e de reconstrução pós-desastre em Estados e municípios, executados principalmente pelo MIDR”, argumentou a pasta. A deputada Socorro Neri (PP-AC) apresentou relatório favorável. O projeto seria votado na última quarta, mas a parlamentar atendeu pedido da secretária nacional de Mudança do Clima, Ana Toni. Assim, deputados e governo ficaram de conversar sobre o Fundo sobre Mudança do Clima neste início da semana.

mudança do clima ministra marina silva pode sofrer novo esvaziamento
Foto: Marina Silva na cerimônia de celebração ao Dia Nacional dos Animais. (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mudança do Clima

A deputada Socorro Neri, no entanto, avisou: “Meu parecer continuará sendo favorável. Conversaremos sobre alguns pontos que ela considera importantes, não há prejuízo em ouvi-la”, afirmou Socorro ao jornal O Estado de S. Paulo.

Recriação

O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima teve recriação pelo governo Lula em 2023, com previsão de utilização exclusiva para financiar projetos, estudos e empreendimentos de mitigação e adaptação das cidades às mudanças climáticas. O objetivo é gerar vantagens competitivas para o País, com desenvolvimento de tecnologia nacional, emprego verde de qualidade e resiliência climática. Com foco na população mais vulnerável às mudanças climáticas.

Mudança

O autor da proposta no Fundo sobre Mudança do Clima, José Nelto, teve um encontro com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na semana passada. O deputado goiano solicitou ao correligionário que, se houver aval na Comissão de Meio Ambiente, a proposta continue com tramitação acelerada na Casa.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.