(Foto: Reprodução/ Internet)

Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 5113/17, de autoria do deputado Jeferson Rodrigues (PRB), que visa instituir o Dia da Consciência Jovem no Estado. Após ser aprovado em 1ª votação, o projeto segue para 2ª votação na próxima terça-feira, 04.

A propositura estabelece que todo ano, no dia 12 de agosto, serão desenvolvidas ações de sensibilização voltadas para a disseminação de informações, esclarecimento de dúvidas e promoção de atividades que possam beneficiar a juventude de Goiás, com o objetivo também de gerar oportunidade para o desenvolvimento de interesse nos processos social, ambiental, econômico, político e cultural. 

Como justificativa para aprovação do projeto, Jeferson Rodrigues declara que a juventude merece atenção e sua situação deve ser amplamente valorizada. “A instituição do Dia da Consciência Jovem tem por objetivo oferecer e estimular a realização de uma ampla discussão na sociedade goiana sobre a questão da juventude”, explica.

“Queremos a participação de escolas, entidades esportivas, culturais igrejas e associações civis para abarcar melhor o assunto”, afirma o deputado Jeferson Rodrigues.

Segundo dados divulgados pelo Grupo Internacional de Juventude, 17,1 milhões (51%) de jovens estão fora da escola e destes, 11 milhões (66%) não concluíram o ensino médio; 4,5 milhões (20%) de jovens de 18 a 24 anos ainda frequentavam a escola básica (ensinos fundamental e Médio); 1,2 Milhão (3,6%) de jovens são analfabetos, 70% na Região Nordeste e 73% negros.

O projeto será votado na Sessão Ordinária, às 15 horas no Plenário Getulino Artiaga.