O projeto SemeAr lançou 5 milhões de sementes no Vale do Taquari, área afetada por enchentes no Rio Grande do Sul. A ação ocorreu nos municípios de Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo no dia 17 de julho porque é o Dia de Proteção às Florestas.
A iniciativa do projeto goianiense teve a participação do Exército Brasileiro, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/RS) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Então, as cidades escolhidas estão nos limites do Vale do Taquari, região muito afetada pelas enchentes.
O lançamento das sementes ocorreu numa operação aérea com helicópteros do Exército e da Polícia Rodoviária Federal. As sementes são de espécies herbáceas, florestais e forrageiras, portanto, aroeira-vermelha, cerejeira, jabuticabeira, angico, pata-de-vaca, pessegueiro-do-mato e pitangas. Mas outras 350 mudas nativas da Mata Atlântica doadas pelo Jardim Botânico de Porto Alegre foram plantadas nas cidades.
Diara Sartori, superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, disse que a ação deixa uma mensagem de esperança. “Semear a esperança e promover uma reflexão sobre um novo modelo de desenvolvimento, baseado nos limites dos recursos ambientais e nos eventos climáticos mais severos devido às mudanças climáticas”, contou.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 15 – Vida terrestre.
Leia mais: