Se preparar para o Enem exige foco, esforço e dedicação. Para apoiar os estudantes da rede pública estadual nessa jornada, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), lançou o projeto Só Vem Enem 2025. A iniciativa oferece aulas e suporte para que os alunos possam ir para o Exame Nacional do Ensino Médio com mais segurança e preparo.

O lançamento oficial aconteceu no dia 1º de abril e contou com uma aula inaugural presencial e online, além da participação da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, e de cerca de 300 estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Apoio para superar desafios

Conciliar estudo e outras responsabilidades nem sempre é fácil. Para a estudante Hanielly dos Santos, de 17 anos, a maior dificuldade está na falta de tempo.

“Hoje em dia os estudantes da terceira série precisam trabalhar, além de frequentar a escola, e ainda pensar na faculdade. Fica difícil encaixar tudo isso na rotina”, pontua.

Foto: Marcus Gouveia

O estudante Glaoco Bnami, também de 17 anos, reforça a importância de um suporte mais estruturado. “Muitas vezes falta alguém para orientar, mostrar como estudar e como alcançar os resultados esperados”, conta.

Pensando nesses desafios, o projeto foi estruturado em diferentes etapas para oferecer suporte contínuo aos estudantes. Além de videoaulas serão realizados aulões presenciais organizados pelas Coordenações Regionais de Educação, um plantão tira-dúvidas na véspera do exame e orientação sobre as formas de ingresso no ensino superior.

A Secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou que o projeto é um cursinho pré-vestibular gratuito.

“Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso a um ensino de qualidade e possam se preparar bem para essa etapa tão importante”, explica Gavioli.

A tecnologia como aliada

Foto: Solimar De Oliveira

Segundo a chefe do Núcleo do Ensino Médio, Lauriane de Lourenço,  o acesso ao conteúdo ficou ainda mais fácil com a integração das aulas à plataforma NetEscola. 

“Todos os programas e materiais estão reunidos no mesmo ambiente virtual, permitindo que os alunos encontrem os conteúdos com mais facilidade”, frisa ela.

Com o projeto Só Vem Enem 2025 os estudantes podem organizar seus estudos de acordo com sua rotina. “Semanalmente, serão liberadas duas áreas de conhecimento para estudo, incluindo linguagens, matemática, ciências da natureza e humanas, além de redação e atualidades. A ideia é preparar os alunos não apenas para a prova, mas também para a produção de textos cada vez melhores”, pontua a diretora pedagógica da Seduc, Alessandra Oliveira de Almeida.

Rumo ao ensino superior

Para muitos alunos, o Enem é a porta de entrada para o ensino superior. A estudante Vitória Santos destaca que o curso vai ajudá-la a se organizar melhor. “A gente acaba se perdendo na rotina e deixando os estudos para depois. Ter um cronograma vai fazer toda a diferença.” 

Já a estudante Nicole Alves, vê o projeto como uma grande oportunidade. “O bom é que teremos videoaulas gravadas, atividades e simulados, e podemos rever os conteúdos no nosso tempo”, disse a jovem animada.

Foto: Marcus Gouveia

Além disso, o projeto busca promover a autoconfiança dos estudantes, os incentivando a acreditar no próprio potencial. Com acesso a materiais de qualidade, acompanhamento pedagógico e uma estratégia de estudos bem definida, os alunos têm a chance de desenvolver uma rotina mais eficiente e se preparar de forma mais equilibrada para o exame.

“Queremos garantir que eles tenham todo o apoio necessário para essa fase. O Enem é um grande desafio, mas com o suporte certo, a caminhada se torna mais leve.” ressaltou a  gerente de Ensino Médio, Ábia Vargas.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: