Na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada com apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP, foram selecionados nove projetos de 16 estudantes, que irão representar o Brasil na Regeneron International Science and Engineering Fair (Isef), a maior feira de ciências para estudantes de ensino médio do mundo, que acontece de 11 a 17 de maio em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Os estudantes viajam no dia 10 de maio com patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Eles são oriundos de escolas da Bahia, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Completam a delegação brasileira outros 12 estudantes selecionados pela Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia).

Na Isef, estarão presentes mais de 1.600 estudantes de cerca de 60 países, que competirão com seus projetos por aproximadamente US$ 9 milhões em prêmios, bolsas de estudos e estágios. As premiações serão divididas entre 22 categorias, que englobam diversas áreas do conhecimento, além de prêmios especiais, concedidos por mais de 45 instituições parceiras.

A avaliação se dará pelo rigor científico, competência e a clareza demonstrada no desenvolvimento dos projetos e nas apresentações, além da capacidade criativa. Na edição anterior, os estudantes brasileiros obtiveram cinco premiações e uma menção honrosa. Será possível conhecer os projetos por meio de uma feira virtual que será preparada até a data do evento, assim como acompanhar as premiações pelo canal do YouTube. Os links serão disponibilizados no site da Regeneron ISEF.

Conheça os estudantes selecionados e seus respectivos projetos que participarão da mostra internacional:

Bahia (Salvador)
Avaliação do potencial uso da biomassa de microalga Dunaliella salina associada ao flavonoide hesperidina extraído de resíduos de casca de laranja Citrus sinensis como alternativa sustentável para suplementação de bovinos de corte
Autores: Sabrina dos Santos Rocha, Mariah Clara Oliveira Fernandes da Silva e Clara Dias da Silva Marins Brandão (estudantes), acompanhadas por Fernando Moutinho (orientador) e Roseane Santos Oliveira (co-orientadora)

Bahia (Camaçari)
Do cafezinho ao carvão ativado: usando borra de café para tratar efluentes têxteis
Autores: Caio Nunes Santana, Emily Kanashiro da Hora e Alana Carolina da Costa França (estudantes), acompanhados por Luciene Santos Carvalho (orientadora)

Ceará (Cascavel)
CBet: revestimento biotecnológico para sementes a partir do aproveitamento do coproduto de beterraba
Autora: Ana Rebeka Monteiro Lima de Souza (estudante), acompanhada por Heloina Lopes Capistrano (orientadora) e Francisco Augusto Oliveira Santos (co-orientador)

Ceará (Maranguape)
RCMC – revestimento comestível à base de mandacaru e carnaúba: uma nova alternativa como conservante de frutos
Autora: Gabrielle de Oliveira Rodrigues (estudante), acompanhada por Carlos Eduardo Oyama (orientador)

Paraná (Cruzeiro do Oeste)
Nanocurativos biodegradáveis: obtenção de compósitos entre nanopartículas metálicas e alginato de sódio
Autores: Lucas Martins Santana de Araújo, Giovanna Pereira do Prado e Alan Matheus Carneiro Martins (estudantes), acompanhados por Otávio Akira Sakai (orientador) e Giselle Couto de Oliveira (co-orientadora)

Rio de Janeiro (São João de Meriti)
Dinâmica de expressão de transportadores de metais como marcadores de malignidade e alvos terapêuticos no câncer
Autora: Carolina de Araujo Pereira da Silva (estudante), acompanhada por Mariana Paranhos Stelling (orientadora) e Juliana do Carmo Godinho (co-orientadora)

Rio Grande do Sul (Esteio)
Do marketing à ciência: combatendo o greenwashing com um novo método rápido, preciso e de baixo custo para avaliação da biodegradabilidade de plásticos
Autores: Pedro Henrique Stecanella e Marina Duarte Martins (estudantes), acompanhados por Schana Andréia da Silva (orientadora) e Maria Angélica Thiele Fracassi (co-orientadora)

São Paulo (Capital)
Calcula-Mangue: explorando a sustentabilidade dos manguezais brasileiros com equações alométricas de carbono azul e sensoriamento remoto costeiro
Autor: Gabriel Pacifico Rydygier de Ruediger (estudante), acompanhado por Francisco Tupy (orientador)

São Paulo (Santa Rita d’Oeste)
ConnectBreathe: sistema biomédico multiplataforma para fisioterapia respiratória com gameterapia
Autora: Ana Elisa Brechane da Silva (estudante), acompanhada por Eder Carlos Antoniassi (orientador)

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Febrace

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia também: