Candidatos que solicitaram a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) realizarão as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. O exame também será aplicado à pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa.

Assim como no exame regular, aplicado nos dias 21 e 28 de novembro, as provas serão divididas por áreas do conhecimento. Nesse primeiro domingo, as questões contemplarão as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Já no segundo dia de provas, os candidatos responderão perguntas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cartão de confirmação de inscrição

Em Goiás, 73 instituições, entre colégios, escolas e universidades, receberão os jovens e adultos na reaplicação do Enem 2021. Para conferir o local de realização da prova, o candidato deve consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento está disponível na Página do Participante do Enem 2021 e pode ser acessado utilizando o login único e a senha.

Na mesma página, os participantes que solicitaram a reaplicação da prova podem verificar o resultado do pedido. Puderam solicitar a nova aplicação as pessoas que não compareceram por estarem com sintomas de doenças infectocontagiosas, ou que enfrentaram problemas logísticos ou de infraestrutura nas datas da primeira aplicação.

Enem PPL

Nos dias 9 e 16 de janeiro também é realizado o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). Em Goiás, 611 presos se inscreveram para fazer a prova. Um levantamento da Gerência de Educação da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) mostra que houve um aumento de 60% no número de inscritos. Em 2020, 382 detentos participaram das provas.

As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas em cada unidade da Federação. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 54.231 pessoas devem fazer as provas nessa modalidade em todo o país.

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.