O Sagres Internacional #151 desta semana destaca que a alta no preço do gás e do combustível foi o estopim para os protestos em Cazaquistão que levaram à renúncia do governo, um dos principais aliados da Rússia na região.

A ex-república soviética da Ásia Central se tornou, subitamente, palco de protestos violentos, onde dezenas de pessoas foram mortas na repressão às manifestações. A reputação do país, como uma nação pacífica e apenas moderadamente autocrática, sofreu um golpe.

Biden

No quadro “Abre Aspas”, o SI #151 dá espaço para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden que chamou seu antecessor, Donald Trump, de “perdedor” e “mentiroso” e o acusou de representar uma ameaça contínua à democracia, em discurso no aniversário de um ano do violento ataque ao Capitólio.

“O ex-presidente dos Estados Unidos criou uma teia de mentiras sobre as eleições de 2020. Ele fez isso porque valoriza mais o poder do que os princípios, ele prioriza o interesse dele antes dos interesses dos EUA”

Você também confere nesta edição:

  • Reino Unido convoca militares para substituir médicos com Covid; Taxa de transmissão volta a subir na Inglaterra;
  • Risco de conflito entre Ucrânia e Rússia é real, alerta chefe da Otan;
  • Chile fecha 2021 com inflação de 7,2%, a mais alta em 14 anos;

E ainda: a música mais tocada nas paradas mundiais.

Meniñ Qazaqstanım (1956) [Original Kazakh National Anthem Song

Ninety One – Darn

Mad Men – Alma

Dna – Tumandy Qala

Imz1 –  New Era

Acraze – Do It To It

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.