O PT lançou no sábado oficialmente a pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff da Casa Civil à Presidência da República. O lançamento ocorreu no encerramento do 4º Congresso Nacional do partido, em Brasília.

No evento, militantes do PT empunhavam bandeiras de cor lilás –símbolo do movimento feminista. No palco, um grande painel com a imagem da ministra e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o slogan “Com Dilma, pelo caminho que Lula nos ensinou”.

Durante discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a ministra Dilma Rousseff sofre preconceito por ser mulher. Lula disse ainda que Dilma é tratada com preconceito também por ser rigorosa, o que, na opinião do presidente, é na verdade uma qualidade.

Lula disse ainda que, durante a campanha, a ministra será acusada de ser estatizante. Para ele, isso é bom e claro que ela não vai querer estatizar borracharia e nem boteco, mas aquilo que for estratégico para o país e não estiver funcionando. O presidente negou ainda que Dilma terá um “mandato tampão”, que apenas prepararia a volta dele quatro anos depois.