Basta um clique para assistir a um vídeo e vem a publicidade. Ela também pode aparecer no final e durante a atração principal que desperta o interesse dos pequenos. O mesmo ocorre com jogos e, muitas vezes, até dentro de conteúdos educativos. Os prejuízos do consumismo para o público infantil foram o tema inicial do Sagres Em Tom Maior #397 desta quarta-feira (17). Este também é o assunto central do 4º Fórum Internacional Criança e Consumo que acontece até o dia 18 de novembro.
A coordenadora do programa Criança e Consumo do Instituto Alana, Maria Mello, avalia o quanto esse tipo de exploração afeta e atravessa crianças, adolescentes e famílias no Brasil e no mundo, considerando a publicidade infantil em suas várias formas, que se adequam a formatos multiplataformas. Assista na íntegra à primeira entrevista do STM #396 a seguir
“Se antes a gente estava preocupado com esse modelos mais tradicionais de publicidade infantil, que ainda perduram por parte de algumas empresas, hoje esse cenário está mais complexo. É possível dizer que a criança não está livre desse assédio comercial”, afirma.
De acordo com a coordenadora, a proteção da infância na internet é um dos maiores desafios de mães, pais e educadores, já que no meio virtual muitas vezes o apelo ao consumo vem disfarçado de conteúdo.
“Se na TV você sabe mais ou menos que a publicidade vai aparecer no intervalo de determinada programação, na internet isso acontece o tempo todo em milhares de canais”, argumenta.

O Fórum, que contará com participações de pessoas de referência nacional e internacional em temas como consumismo, infâncias e convergência digital, é voltado para famílias, educadores, profissionais do mercado anunciante, publicitário e de plataformas digitais, operadores do direito, especialistas, pesquisadores e interessados no tema digital e sua relação com infância e adolescência.
O evento será on-line e gratuito, com tradução simultânea, legendas em tempo real e intérprete de Libras. A programação completa – que inclui em sua parte cultural um show exclusivo da cantora baiana Luedji Luna – pode ser consultada aqui.