Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que agosto de 2024 registrou o maior número de focos de incêndio desde 1998 em cidades paulistas. No fim de semana, cerca de 40 cidades de São Paulo entraram em alerta máximo para queimadas, com suspeita de incêndios criminosos. O que se viu foi muita fumaça no ar, por isso, confira como cuidar da saúde em meio a exposição da fumaça intensa.
Mas por que ter um cuidado especial com a saúde nesses casos? Onde há fumaça, há fogo. E dependendo da época do ano, também tem ventos fortes e a umidade relativa do ar estará muito baixa. Estiagem e seca intensa são, portanto, agravantes da situação. A fumaça sozinha já é tóxica, prejudicial à saúde, pois ela gera problemas respiratórios e cardiovasculares.
Segundo a pneumologista Isaura Espínola, a fumaça tem partículas minúsculas, ou seja, sulfatos, nitratos, amônia, cloreto de sódio, fuligem e monóxido de carbono. “Essa fumaça tóxica, quando atinge as pessoas, causa vários sintomas, a depender do tipo de material contido na fumaça, da quantidade e tempo de exposição”, explicou.
Cuidados
Para se proteger dos efeitos nocivos que a fumaça causa à saúde, o Ministério da Saúde orienta ao cuidado com a proteção das membranas respiratórias. Por isso, é importante ingerir água e líquidos, na medida do possível, aumentar a quantidade já consumida diariamente. Veja mais cuidados na lista:
1 – Procurar local ventilado e de baixa exposição à fumaça; se possível, tenha ar condicionado ou purificador de ar.
2 – Não deixe que as partículas de poluição entrem em grande quantidade em casa; feche portas e janelas.
3 – O uso de máscaras reduz a inalação de partículas da fumaça.
4 – Crianças menores de 5 anos, idosos e gestantes devem buscar atendimento médico em caso de sintomas intensos.
5 – Pacientes cardíacos e com problemas imunológicos devem ter medicamentos prescritos pelo médico disponíveis para o caso de crises agudas.
6 – Em último caso, o Ministério da Saúde orienta a saída temporária de locais com a qualidade do ar baixa por causa da fumaça.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e Bem-Estar.
Leia mais: