Embora o decreto 1.851, divulgado na última segunda-feira (19) pela prefeitura de Goiânia, permita o retorno às aulas, o secretário de educação do município, Marcelo Costa, deixou a entender que as atividades nos Cmeis da capital não deverão retornar a partir de 9 de novembro.

Em coletiva na manhã desta sexta-feira (23) o secretário se pronunciou sobre a volta dos alunos aos Cmeis da capital. “Só voltaremos com segurança. Quando for seguro nós abriremos”, disse.

Marcelo também ressaltou que a prioridade da secretaria não é o retorno das aulas. “É importante lembrar para as pessoas que mesmo que volte 30% dos alunos, 70% continuará em casa. Portanto, a maior ênfase da secretaria não pode ser na volta, tem que ser no tratamento e no apoio as famílias em casa”, disse.

Com o novo decreto as atividades na rede particular também poderão voltar a funcionar. Assim, o secretário defende que essa será uma oportunidade de avaliar as condições desse retorno. “Com as escolas privadas abrindo nós teremos um tempo para observar epidemiológicamente essa volta”.

Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão da jornalista Tandara Reis.