A próxima presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, divulgou mensagem neste sábado (8), Dia Internacional da Mulher, em que lembrou a luta pelos direitos e enfatizou a necessidade do respeito às mulheres em uma sociedade ainda patriarcal. “Eu desejo que o respeito vire rotina, não apenas no dia 8, e que a alteridade e a inclusão do feminino, previstas na Constituição e nas leis, modifique a sociedade brasileira ainda tão patriarcal”, afirmou Maria Elizabeth.
Na mensagem, Elizabeth também ressaltou a importância das mulheres na sociedade. “O mês de março é marcado para lembrar que as mulheres exercem papel essencial na sociedade, que temos mães e irmãs, companheiras, professoras, colegas de trabalho e amigas, mas para nós mulheres é um mês para lembrarmos de nossas lutas por direitos, respeito e dignidade.”
Elizabeth toma posse no próximo dia 12 de março. Ainda no sábado (08), o presidente Lula indicou Verônica Abdalla Sterman para exercer o cargo de ministra do Superior Tribunal Militar. Ela será a segunda mulher a ocupar um cargo de ministra no STM. A indicação foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”. A indicada do presidente da República precisa ser sabatinada e ter o nome aprovado pelo Senado Federal para assumir cargo no tribunal superior que julga crimes militares.

Superior Tribunal Militar
No STM, se aprovada pelos senadores, Verônica Sterman vai ocupar vaga destinada à advocacia, decorrente da aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira, a partir de 10 de abril de 2025.
Contexto
A indicação de Verônica Sterman ocorre no Dia Internacional das Mulheres, no contexto de cobrança sobre Lula. O presidente tem cobranças por mais mulheres em postos importantes do funcionalismo público. Para o Supremo Tribunal Federal, Lula nomeou Cristiano Zanin para a vaga de Ricardo Lewandowski e Flávio Dino à cadeira deixada por Rosa Weber. O presidente tem utilizado vagas em tribunais e outras cortes superiores para amenizar as críticas. Lula nomeou Vera Lúcia Santana Araújo e Edilene Lobo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o Superior Tribunal de Justiça, o presidente escolheu Daniela Teixeira.
Leia mais da Sagres Em OFF
*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 05 – Igualdade de Gênero; ODS 10 –Reducação das Desigualdades; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.