O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, explicou em entrevista coletiva, que a pessoa que tomar a vacina contra a Covid-19 precisa esperar 14 dias para poder ser imunizada com a vacina para a H1N1. A campanha de vacinação contra a gripe deve começar na segunda semana de abril e, para respeitar este prazo, o Governo de Goiás deve começar com gestantes e crianças, grupo oposto ao público que está recebendo a dose contra a Covid-19 neste momento.

“Elas não podem ser concomitantes, ou seja, ao mesmo tempo, no mesmo período. Até porque, se uma delas tiver algum tipo de efeito adverso, isso dificultaria a gente identificar qual é e a gente tem obrigação de relatar isso, sobretudo em relação à Covid-19 que é uma vacina nova”.

Ismael explicou que a previsão do Estado é que ao terminar a primeira fase da imunização contra a H1N1, os idosos vacinados para a Covid-19, provavelmente já poderão receber a outra vacina.

Mais vacinas

A produção, agora, pela Fiocruz da vacina Oxford/AztraZeneca deve aumentar o número de doses disponíveis no País e acelerar o ritmo de vacinação. Porém, Ismael contou que isso deve ocorrer apenas a partir da segunda semana de abril. “Esse processo, até entrar em um nível considerável de produção, muito diferente do que está, leva um tempo”.

Como o Instituto Butantan já produz a Coronavac, o Brasil terá agora, dois laboratórios fabricando imunizantes contra a Covid-19.