Queridinho dos goianienses, Parque Flamboyant integra famílias ao meio ambiente

O Parque Flamboyant é um dos mais queridos de Goiânia, além de ser um dos mais belos da capital. Localizado em uma região privilegiada na cidade, local recebe diferentes públicos e é um espaço de integração entre as famílias e a natureza. 

Durante a semana, o parque é tomado por aqueles que amam práticas esportivas, com atividades de ginástica, caminhadas, corridas, etc. Também serve de refúgio para quem trabalha na região, para respirar, aliviar e depois voltar ao batente.

Aos finais de semana, além do público que gosta de ser exercitar, há também a presença de inúmeras famílias. Elas ocupam o parque para desfrutar de momentos de relaxamento e contato com a natureza. 

Localização e atrativos

O Parque Municipal Flamboyant localiza-se na região central do Jardim Goiás, entre as Ruas 46, 15, 12, 55, 56, 73, 58-A e Avenida H. A unidade possui uma área de 125.572,71m². Nele há várzeas com buritis e outras árvores nativas do cerrado, sendo um local bastante procurado para piqueniques. 

O local também conta com ciclovia, pista de caminhada, estação de ginástica, caminhos internos, dois lagos, um deles com fonte luminosa, ponte de madeira, mirante e parque infantil.

O parque constantemente é palco de espetáculos de música, por exemplo, de apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado, que levam milhares de pessoas ao espaço.

(Foto: Rubens Salomão)

Histórico

A história do Parque Flamboyant está ligada aos primeiros anos de Goiânia. Na década de 1950, a capital começou a experimentar um processo de expansão mais acentuado. O dono da Fazenda Botafogo, Lourival Louza, decidiu lotear parte da área, e foi assim que se originou o Jardim Goiás. 

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) O bairro foi aprovado pelo Decreto de nº 18, de 22 de setembro de 1950 e foi projetado para ser um bairro do tipo cidade-jardim com 14,6% de espaços livres, correspondendo a 374.663 m2 de parques, jardins públicos e praças ajardinadas.

Já na década de 1970, alterações urbanísticas foram acontecendo na região, como a conclusão do Estádio Serra Dourada, inaugurado em 9 de março de 1975. Em 1980, houve a construção do Shopping Flamboyant e em 1988, a chegada do Hipermercado Carrefour. 

Naquela época, grande parte das áreas verdes propostas foram ocupadas de forma desordenada e com consequências ambientais, pois cursos d’água como o Córrego Serra Dourada e o próprio Córrego Botafogo já estavam poluídos e com nascentes comprometidas. 

O Parque Flamboyant está situado em uma antiga área de preservação permanente pertencente ao Automóvel Clube de Goiás que se encontrava degradada e onde localiza-se a nascente do Córrego Sumidouro, afluente da margem direita do Córrego Botafogo.

O antigo Automóvel Clube está localizado entre o Estádio Serra Dourada e o Flamboyant Shopping Center, foi fundado em 10 de junho de 1962 por intelectuais e políticos goianos. 

O clube ocupava uma área de 87.332 m2 e vinha sofrendo constantes ações de vândalos e especuladores imobiliários. Essas ações acabaram destruindo cerca de 40% da área verde original do clube e poluindo as nascentes nele inseridas. 

Com todos esses problemas, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia solicitou o tombamento da área.

Havia proposta para implantação de um parque como forma de promover a recuperação, preservação e, recomposição associada ao lazer e à melhoria da qualidade de vida desta área de preservação permanente que se encontrava bastante degradada. 

O Parque Flamboyant foi denominado “Parque F” pelo Decreto de nº 655 de 15 de outubro de 1981. O tombamento ocorreu por meio do Decreto de nº 158 de 24 de janeiro de 2000. 

No dia 19 de março de 2004, foi formalizada a doação da área de 87.332,00 m² ao Município de Goiânia, que agregado às outras áreas de suas imediações, dava origem ao “Parque Municipal Flamboyant. O parque foi inaugurado em setembro de 2007.

(Foto: Rubens Salomão)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.