Centenária, primeira igreja de Goiânia reúne tradição e fé

“Rezamos em latim porque é a língua da Igreja. Cantamos gregoriano porque é canto dos anjos, nos vestimos decentemente pois estamos indo ao evento mais importante de nossas vidas. As mulheres usam véu porque a igreja cobre tudo o que é mais sagrado. O padre não fica de costas para nós, ele está junto de nós, no mesmo sentido, na mesma direção, nos guiando até o Céu como outro Cristo exercendo a sua vocação.”

A primeira Igreja de Goiânia fica em Campinas, no mesmo endereço há 122 anos, desde 11 de agosto de 1901. A Capela São José, na Avenida Padre Wendell, é anterior à capital de Goiás e mantém a única missa em rito tradicional do Estado. Desde a reforma litúrgica do papa Paulo VI, em 1969, o Vaticano permite a liturgia nas línguas de cada país – o chamado rito novo. 

Assim, a Capela São José mantém o rito tridentino, com missas em latin, mulheres com véu e canto gregoriano, como explicou o padre Braulio Maria, em trecho repreoduzido na abertura desta reportagem. Segundo ele, a manutenção do rito “é a alma deste Apostolado!”.

(Foto: Rubens Salomão)

História

A Igreja de São José foi inaugurada pelos padres redentoristas e inicialmente recebeu o nome de Capela da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A antiga capela fazia parte do complexo de edifícios que compunham o Convento São José fundado pelos padres redentoristas alemães, construído entre os anos de 1895 e 1901. 

A construção original contava com 16 metros de comprimento e 8 metros de largura e edificação que introduziu a novidade da construção em alvenaria. A técnica ainda desconhecida na região, acostumada a construir com esteios de aroeira. 

Em outubro de 1982 a igreja foi tombada pelo Governo Estadual. Como bem cultural tombado, a Igreja de São José está sob proteção especial do Estado, protegida pelo Decreto 4993 de 31 de agosto de 1988. 

Atualmente, a propriedade da Capela continua com os Missionários Redentoristas de Goiás, mas a restauração e proteção cabem ao Governo do Estado de Goiás.

(Foto: Rubens Salomão)

Conheça!

Quem se interessa em conhecer o rito tridentino, além de toda a tradição e comunidade, pode acompanhar missas diárias na Capela São José, às 7h, 10h e 19h. As duas últimas com canto.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: