Recuperar-se do Sars-Cov-2 quer dizer estar 100% livre do vírus? A reposta é: nem sempre. Quem desenvolveu a forma mais grave da Covid-19 pode estar suscetível a apresentar sequelas da doença.

Nesta terça-feira (21), a série Rastros da Covid entrevista o médico endocrinologista, João Branco, que explica a relação da Covid-19 com as sequelas endócrinas. Assista a seguir

“Falando de uma maneira mais popular, a gente pode falar que está envolvido e relacionado uma balança hormonal. A gente não tem relação direta com Covid referente a alterações tireoidianas, mas um dado muito interessante, do último estudo que saiu, é a perda de massa muscular, e principalmente nos homens, a gente tem visto muita queda da testosterona, que é um hormônio diretamente envolvido em performance, libido, concentração. Então tudo isso está relacionado com o pós Covid”, explicou.

João Branco também esclareceu que a recuperação nesses casos não está associada exclusivamente à ingestão de remédios, mas uma mudança de hábitos e estilo de vida. “Atividade física também pode ajudar a recuperar essa função do eixo hormonal. O que a gente já tinha falado até das outras vezes é que o Covid não tem se tornado só uma doença viral, ela tem algumas consequências que a gente tem estudado bastante”, afirmou.