Estudante do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Tiago Amorim afirma que a segurança no tráfego é uma responsabilidade compartilhada. Ele faz parte do “Educatrans: educação e trânsito andam juntos”, projeto de extensão da universidade que promove segurança rodoviária e educação cidadã.
O projeto nasceu dentro da disciplina Trânsito e Educação do curso da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UFG, no Campus de Aparecida de Goiânia. Criado no período da pandemia de covid-19, o principal objetivo é levar práticas de rodovias seguras para pessoas de todas as faixas etárias.
Educação no trânsito
Como sai da universidade para a sociedade é, portanto, chamado de projeto de extensão. Por isso, os estudantes criaram um perfil na rede social Instagram para divulgar conteúdos educativos, e desenvolveram materiais específicos para cada faixa etária. “No Conpeex da UFG, por exemplo, desenvolvemos um material destinado a universitários”, diz Cíntia Campos, coordenadora do projeto.
Assim, para as crianças existe a Escolinha de Trânsito, que dá a elas a experiência do tráfego urbano inteiro, com a visão dos motoristas, ciclistas, pedestres e sinalização e semáforos. “Quando falamos de medidas educativas, especialmente com crianças, buscamos construir uma cultura de segurança no trânsito”, explica Cíntia.
Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais: