Estudantes da Região Metropolitana de Goiânia têm até a próxima terça-feira (22) para fazer o cadastramento ou recadastramento no programa Passe Livre Estudantil (PLE). O programa dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino.

Tanto o cadastro quando a renovação do benefício são realizados pelo site www.juventude.go.gov.br.

Após a aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário será feito em até 15 dias. Quando pronto, um e-mail de confirmação será enviado. O cartão deverá ser retirado pelo estudante na unidade do Vapt Vupt escolhida no momento da inscrição. A retirada do cartão do PLE é feita somente após agendamento pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

Assim que o prazo for encerrado, o sistema permanecerá aberto somente para resolução de possíveis reprovações de solicitações, até o dia 31 de maio.

O saldo do cartão não é cumulativo. Dessa forma, o estudante que utilizar os créditos no mês só receberá no mês seguinte a diferença para completar as 48 viagens. O número creditado leva em consideração os dias letivos de cada mês, conforme repassado pelas instituições de ensino.

O programa Passe Livre Estudantil atende a cerca de 59 mil estudantes da Região Metropolitana da capital.   

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão da jornalista Thaís Dutra.

Leia mais: