Sem sair de casa, com apenas um clique os consumidores podem fazer compras pela internet. A comodidade é uma das vantagens das compras on line. Mas os consumidores podem acabar sendo vítimas de fraudes, golpes, por meio do uso indevido dos dados pessoais, ou ainda serem prejudicados pela demora na entrega do produto. Tudo isso faz parte da lista de reclamações feitas ao Procon.

Do início do ano até o dia 28 de agosto, o Procon atendeu reclamações de 2.547 consumidores relacionadas às compras feitas via internet. No mesmo período do ano passado, foram registradas 1.803 queixas. Houve um acréscimo de 41%. Por isso, o órgão listou algumas dicas e orientações básicas para auxiliar os consumidores a efetuar com mais segurança suas compras pela internet. Confira algumas delas:

Site – Busque referências sobre o site em questão. Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do e-mail). Redobre seus cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. Prefira fornecedores que possuam estabelecimentos físicos. Caso seja necessário formalizar uma reclamação junto ao Procon, você precisará fornecer todos os dados da empresa. Informações sobre CNPJ podem ser obtidas pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Cadastro – Somente forneça os dados pessoais em sites com endereço eletrônico iniciado pela sigla https e que exiba no canto direto inferior da tela um ícone em forma de cadeado, o qual indica que o fornecedor possui mecanismos de proteção do cadastro.Evite senhas que já são utilizadas em outros sites, bem como datas de aniversário (sua ou de familiares), número de telefone, palavras conhecidas e sequências numéricas ou alfabéticas (como 123456 ou abcdef). O mais seguro é escolher uma senha com 6 a 12 caracteres, alternando letras minúsculas, maiúsculas e números. Troque periodicamente a senha.

Produto – Antes de realizar a compra, analise a descrição do produto, faça comparações com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que ele supre sua necessidade. Não se esqueça de comparar também o preço e a forma de pagamento em outros estabelecimentos (lojas virtuais e físicas). Certifique-se de que o produto vem acompanhado de um manual de instruções em português, nota fiscal e garantia de troca. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a partir do recebimento do produto. Para isso, deve formalizar o cancelamento, devolver o produto caso já o tenha recebido e solicitar a devolução de qualquer quantia eventualmente paga. Caso o consumidor queira exercer esse direito, o fornecedor não poder exigir que a embalagem não seja violada, como condição para aceitar a devolução. Acesse sites de fabricantes, de avaliadores independentes ou com opiniões de outros consumidores. Se possível, solicite a demonstração como forma de conhecer melhor o produto.

Entrega – A data e o período de entrega devem ser especificados. Muitas vezes o preço exibido no anúncio do produto não contém o custo do frete até sua casa. Assim, antes de fechar o pedido, verifique o valor do frete e a política de troca e devolução dos produtos. Imprima e guarde todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).

Garantia – Todo produto durável tem uma garantia de 90 dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. É a chamada garantia legal. O fornecedor ainda pode dar outra garantia com o prazo e condições que ele determinar: essa é uma garantia contratual. Existe ainda, a garantia estendida, que de fato não é uma garantia, mas sim, um seguro.

Do Goiás Agora.