O Recycles Pay é um projeto educacional de uma escola nigeriana que aceita garrafas PET como pagamento das mensalidades. A Morit International School já nasceu para ser uma instituição de ensino acessível para os moradores de Ajegunle, um bairro de Lagos, na Nigéria.

O fundador é Patrick Mbamarah, que criou a escola privada com valor abaixo do normal no país. Então, a ideia de Patrick era abrir oportunidades educacionais para as crianças da sua comunidade.

“A mensalidade era de 10.200 nairas para a pré-escola e 11.200 nairas para a escola primária. Mas, para minha surpresa, muitos pais ainda estavam com dificuldades financeiras e não podiam pagar”, disse Mbamarah ao Bird Story Agency, agência de notícias da África.

Assim surgiu a ideia de aceitar garrafas PET como pagamento das mensalidades da escola. O projeto educacional Recycles Pay promove a interação entre educação e sustentabilidade.

Como funciona?

Os pais das crianças são os responsáveis pelas garrafas PET da mensalidade, mas as crianças também são incentivadas a levarem até cinco garrafas plásticas por dia. A iniciativa ajuda no recolhimento do lixo plástico pelas ruas do bairro de Lagos e ensina as crianças sobre a responsabilidade ambiental desde cedo.

O plástico PET é 100% reciclável e é normalmente pesado e vendido para empresas que retornam o material para indústrias. Na Nigéria, cada garrafa PET equivale a uma naira, que é a moeda do país.

Desde 2019, a escola já trabalha com empresas de reciclagem que recebem os materiais recolhidos pela escola. Além disso, a instituição também recebe garrafas plásticas de outros moradores que já conhecem a iniciativa. Depois de receber o material na mensalidade, a Morit International School pesa e vende as garrafas PET.

*Com informações do CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade e o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Leia mais: