O Cenário político de 2016 pode representar um desafio aos prefeitos que buscam a reeleição nas eleições deste ano. De acordo com a Associação Goiana dos Municípios (AGM), a missão de reeleger-se na atual conjuntura está mais complicada do que nas eleições de 2012.
Há quatro anos, apenas 38% dos políticos que se candidataram ao segundo mandato conseguiram a vitória. O presidente da AGM, Cleudes Bernardes, aponta as razões pelas quais a reeleição está mais difícil. “Esse período dessa administração foi prejudicado pela economia do país, a política econômica do governo federal afetou os estados e municípios, e isso trouxe prejuízos para a gestão. Houve uma redução significativa no número de transferências por parte do tesouro nacional e isso afeta fortemente as administrações públicas, principalmente no custeio dessa máquina.”
Ainda segundo o presidente da AGM, mais de 60% dos prefeitos goianos não conseguiram se reeleger nas eleições municipais de 2012. Quanto às possibilidades apresentadas aos prefeitos que buscam um segundo mandato, Cleudes Bernardes sugere que os políticos apostem na criatividade, e na credibilidade junto à sociedade para vencer nas urnas. “Façam audiências públicas, chamem a sociedade para conversar, mostrem números e dados. Os prefeitos que assim o fizeram, é notado que esses prefeitos, embora de um lado frustraram suas expectativas de êxito na gestão, mas eles conseguiram ter ao lado deles parcerias importantes em suas cidades.”
*Com informações do repórter Rubens Salomão