Deputado federal, José Nelto (Podemos) em entrevista à Rádio Sagres 730 (Foto: Rubens Salomão / Sagres Online)

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/737163334&color=%23fa2f00&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

O deputado federal e líder do Podemos na Câmara, José Nelto, disse em entrevista à Sagres 730 nesta quinta-feira (2), que o Congresso Nacional pretende votar reforma tributária ainda no primeiro semestre de 2020, mas que isso só será possível com a participação do governo. “Todo ano o Congresso Nacional coloca como meta, mas quem tem que dar o pontapé na reforma tributária é o governo e o ministro da Economia, Paulo Guedes”.

Havia duas propostas de reforma tributária, uma no Senado Federal e outra na Câmara dos Deputados. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), firmaram um acordo entre as Casas para sistematizar os trabalhos já produzidos e apresentar uma proposta única de reforma tributária.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que governo busca um novo imposto para compensar os que devem deixar de ser cobrados sobre a folha de pagamentos e a equipe econômica estuda alternativas, como por exemplo, taxar transações digitais, como transferência de dinheiro de um celular para outro. Porém, ambas Casas defendem uma reforma que reduza a tributação sobre o consumo e aumente a tributação sobre a renda e não aceitará nenhuma nova taxação aos moldes da CPMF ou um imposto sobre transações digitais.

Para o deputado José Nelto a reforma não vai caminhar no Congresso Nacional porque o governo não tem liderança nem articulação com os partidos políticos. “Não tem diálogo com as lideranças políticas”. O deputado ressaltou que a reforma tributária é muito importante para o país, ao mesmo tempo que é difícil. “Porque além de mexer com as pessoas, ela mexe com os Estados e os municípios”.

Acompanhe a entrevista na íntegra com o deputado federal, José Nelto (Podemos) aos 30 minutos do vídeo:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsagres730%2Fvideos%2F468289147425413%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}