O programa Pauta 1 desta terça-feira (12) detalha marcas e pistas de um relacionamento abusivo e destaca como ocorre o combate à violência de gênero em Goiás e no Brasil. Os diversos tipos de crimes e agressões são uma realidade que marca a rotina diária de todas as mulheres. A situação é marcada pelo machismo estrutural e o tema ganhou as manchetes recentes por conta de dois casos com grande repercussão.

Além da agressão física, o caso da ex-modelo, empresária e apresentadora de TV, Ana Hickman, também chama a atenção pelo histórico de violência psicológica sofrida por ela. Já em Goiás, uma tentativa de feminicídio foi cometida pelo prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, contra a ex-esposa dele e o atual namorado dela. O prefeito invadiu a casa e disparou 15 vezes uma arma de fogo contra a porta do quarto onde eles estavam.

Casos como esses, infelizmente, são extremamente comuns no Brasil. Até outubro de 2023, foram 1.127 feminicídios em todo o país, além de 202 mil casos de violência doméstica e sexual. Também foram concedidas mais de 529 mil medidas protetivas. Mas a taxa de subnotificação de crimes desse tipo ainda gira em torno de 61%, segundo o Mapa Nacional da Violência de Gênero, organizado pelo Senado Federal.

Leia também:

Diante de números como esses, esta edição do Pauta 1 busca entender como nossa sociedade pode melhorar e quais são as regras para reprimir e punir esses crimes. Para isso, recebemos no estúdio do Sistema Sagres de Comunicação a advogada especializada em direito criminal e de família, Flávia Fernandes.

O programa conta com a condução das jornalistas Laila Melo e Palloma Rabêllo, e participação de Rubens Salomão. O Pauta 1 vai ao ar às 20h desta terça-feira (12/12), na Sagres TV, pelo canal 26.1 e no YouTube.