Com lideranças na base do governador Ronaldo Caiado (DEM) e histórico de aliança estadual com o MDB, o partido Republicanos mantém posição de independência e considera fechar parceria com qualquer grupo político para a eleição de 2022, em Goiás. O comando da prefeitura de Goiânia, depois da vitória do MDB e posse de Rogério Cruz, com a morte do prefeito, Maguito Vilela, reforça o peso do partido para as articulações entre siglas da base caiadista e da oposição. Tanto que o Republicanos exige vaga ao Senado na formação de chapa majoritária.
Ouça a coluna Sagres em OFF:
A confirmação é do presidente do partido e pré-candidato a senador, deputado federal João Campos. Segundo ele, “o prefeito Rogério Cruz, assim como os demais prefeitos do Republicanos, tem parceria administrativa com o governo de Ronaldo Caiado, mas a questão política está aberta para a gente tratar no momento adequado. Nós temos um projeto do partido que independente de com quem a gente vai andar para governador”.
João Campos confirma que o projeto da sigla para a disputa em 2022 é eleger um senador, duas vagas para deputado federal e quatro deputados estaduais. O deputado ainda avalia que não há forças políticas consolidadas em Goiás, nem mesmo em torno do grupo político do governador Ronaldo Caiado. Para o deputado, os diálogos e formação de chapas em 2022 “vão encaminhar para a consolidação de um ou mais grupos políticos”.

Duplicidade
Projeto do líder do Governo na Alego, Bruno Peixoto (MDB), propõe que o consumidor goiano tenha direito de restituição, pela distribuidora de energia elétrica Enel, no caso de pagamento em duplicidade da conta de luz.
Prejuízo
De acordo com o texto da matéria, o consumidor, ao cometer o engano de pagar sua conta de energia em duplicidade, terá direito a restituição do valor excedente em até cinco dias úteis depois que fizer a solicitação. Atualmente, a distribuidora abate o valor em cobranças futuras. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça, com relatoria do deputado Dr. Antônio (DEM).
Saúde
O plenário da Câmara de Goiânia votará amanhã requerimento do vereador Thialu Guiotti que pede, com urgência, a realização de auditoria para diagnóstico da saúde financeira do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas).
Déficit
O vereador afirma que o presidente do Imas, Luís Carlos da Silva Júnior, confirmou em reunião déficit mensal no instituto entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões. Os valores são cobertos por recursos da prefeitura, mas a situação resulta em atraso no pagamento a prestadores de serviços. Um dos reflexos seira o descredenciamento em massa do plano.
Por aproximação
Os vereadores derrubaram veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) a projeto que autoriza as empresas do transporte coletivo urbano a aceitar o pagamento da passagem com cartões de crédito e débito. A matéria prevê, inclusive, que os sistemas de pagamento por aproximação, com cartões, celulares ou smartwatches poderão ser usados diretamente no validador da catraca.
Justificativa
A medida, segundo o vereador Lucas Kitão (PSL), autor da matéria, servirá para aumentar a segurança dos usuários e motoristas do transporte público com a diminuição da circulação de dinheiro em espécie dentro dos ônibus.
Desafetação
O plenário da Câmara Municipal aprovou projeto da Prefeitura de Goiânia que desafeta três áreas no Jardim Guanabara III e uma área no Residencial João Paulo II. Inicialmente, elas seriam destinadas para a construção de parque infantil, creche, horta comunitária e escola municipal.
Habitação
Com a mudança, elas serão usadas na construção de casas populares e assentamento das famílias que foram retiradas, em 2018, de duas áreas públicas no Residencial Elizene Santana.










