Nesta quarta-feira (26), às 21h30, no estádio Hailé Pinheiro, Goiás e Vasco da Gama voltam a se encontrar pela Copa do Brasil. No jogo de ida da terceira fase, em São Januário, no Rio de Janeiro, vitória esmeraldina por 1 a 0, em 12 de março. Mais de cinco meses depois, com o segundo confronto afetado por conta da pandemia, as equipes definem seus futuros.

Leia também – Goiás recebe Vasco pela Copa do Brasil em estreia de Thiago Larghi; veja prováveis escalações

Apesar do retrospecto geral apontar superioridade do Vasco, a história é diferente na Copa do Brasil. Além da vitória na atual edição, o Goiás eliminou os cruzmaltinos em outras duas oportunidades. A mais recente delas em 2013, quando o time de Enderson Moreira venceu por 2 a 1 no Serra Dourada, com gols de Walter e Roni. A vaga nas semifinais foi conquistada apesar da derrota por 3 a 2 no Maracanã, com vantagem no gol fora de casa.

A outra eliminação do Vasco para o Goiás aconteceu há 21 anos. Em 8 de abril de 1999, a equipe de Hélio dos Anjos conquistou a vitória no Serra Dourada de virada, por 4 a 2, com as marcas de Juninho, Araújo, Fernandão e Aloísio. Na volta, em 5 de maio, o gol de Araújo em São Januário foi decisivo após os anfitriões, então campeões da Libertadores, terem saído na frente. Com a derrota por 2 a 1, vaga assegurada para as quartas de final.

Nos duelos mais recentes em outras competições, os cariocas venceram o último jogo disputado em Goiânia. Na 14ª rodada do Brasileirão de 2019, o Vasco venceu por 1 a 0 no Serra Dourada. Além do jogo desta quarta-feira, a dupla se reencontrará em mais duas oportunidades nesta temporada, pelo Campeonato Brasileiro, nas rodadas 19 e 38 da Série A.

Retrospecto de Goiás x Vasco da Gama em jogos oficiais

44 partidas (via oGol)
19 vitórias do Vasco
12 vitórias do Goiás
13 empates
74 gols marcados pelo Vasco
64 gols marcados pelo Goiás