O Atlético Clube Goianiense pode eliminar o Corinthians da Copa do Brasil pela segunda vez seguida, nesta quarta-feira (17). No ano passado, o Dragão tirou o Timão do torneio na 3ª fase, depois de vencer por 2 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo, gols de Ronald e João Paulo, e um empate por 0 a 0 na volta, no Antônio Accioly.

Leia também:

Agora, o Dragão precisa mais uma vez segurar a vantagem de 2 a 0, no último duelo do confronto. A diferença é que o Atlético-GO fez o jogo de ida com o Corinthians no Accioly, na vitória com gols de Jorginho e Léo Pereira. Este é o segundo confronto entre os times pela Copa do Brasil, sendo o primeiro no ano passado. Sendo assim, até agora são três jogos, com duas vitórias goianas e um empate.

Na Neo Química Arena, Corinthians e Atlético-GO se enfrentaram quatro vezes, com três triunfos rubro-negros e um empate. Ou seja, o Timão nunca venceu o Dragão jogando em seu próprio estádio e nem marcou gols contra o adversário.

Em 2017, paulistas e goianos fizeram o primeiro jogo no estádio corintiano. Na época, o Alvinegro de Fábio Carille era o líder do Brasileirão e o time atleticano lutava contra o rebaixamento. Apesar disso, o zagueiro Gilvan marcou e deu a vitória aos visitantes por 1 a 0. O último duelo no local foi a vitória rubro-negra por 2 a 0 pela Copa do Brasil de 2021, mencionada acima.

Considerando todos os jogos em que o Corinthians foi mandante, as equipes já se enfrentaram no Pacaembu. A primeira vez, em 2010, o Atlético-GO venceu por 4 a 3. No ano seguinte, ocorreu o único triunfo do Timão como mandante sobre o Dragão. Os paulistas venceram por 3 a 0, também no Pacaembu.

Por último, em 2012, os times fizeram o último duelo entre eles no Estádio Paulo Machado de Carvalho. Nesse jogo, Corinthians e Atlético-GO ficaram no 1 a 1, gols de Ricardo Bueno e o volante Paulinho para os mandantes. Sendo assim, a vantagem ainda é dos rubro-negros, mesmo como visitantes, já que são sete jogos ao todo, com quatro vitórias do Dragão, uma do Timão e dois empates.

O primeiro encontro entre eles em Goiânia foi em 1958, de acordo com o site Futebol de Goyaz, no Olímpico, um amistoso pelo Torneio Brasília. Os alvinegros venceram por 4 a 0 e foram campeões da competição. Participaram também desse campeonato o Sírio Libanês-GO e o Goiânia Esporte Clube.

Já na primeira vez que se enfrentaram em uma partida oficial, o Atlético-GO venceu o Corinthians por 3 a 1, pela Série A de 2010, no Serra Dourada. Naquele ano, a equipe goiana era lanterna da competição e o Timão, de Mano Menezes, liderava invicto. Robston abriu o placar para o Dragão, Iarley empatou, mas Pedro Paulo e Marcão deram a vitória ao Rubro-Negro.

Retrospecto geral

– 18 jogos
– 06 vitórias do Atlético-GO (17 gols)
– 07 vitórias do Corinthians (23 gols)
– 05 empates