Atlético Clube Goianiense tenta, neste sábado (13), vencer o Botafogo no Nilton Santos (RJ) pela terceira vez seguida. De acordo com o site Futebol de Goyaz, o Dragão ganhou do Fogão como visitante pelo Campeonato Brasileiro Série A de 2017, 2 a 1, e 2021, por 3 a 1.

Leia também: Atlético-GO acerta demissão de preparador de goleiros

Aliás, o Atlético-GO não perde para o Botafogo há cinco jogos. O curioso é que, quando joga em casa, o Dragão não tem conseguido vencer o adversário. Além das duas vitórias no Rio de Janeiro, as equipes empataram três vezes em Goiânia: 1 a 1 em 2017, 2020 e 2022.

A primeira vez que se enfrentaram no Rio foi pela Série A de 2010, ano de estreia dos goianos na competição nacional. O Fogão venceu por 3 a 2, gols de Caio, Jobson e Loco Abreu, no Nilton Santos. Juninho e Robston anotaram para os visitantes.

René Simões era o técnico do Atlético-GO e escalou: Márcio; Adriano, Jairo, Daniel Marques e Thiago Feltri (Elias); Agenor, Pituca (Rômulo), Robston e Renatinho; Juninho e Marcão (Josiel). Na Série A de 2010, o Rubro-Negro se salvou na última rodada e escapou do rebaixamento em 16º, empatando com o Vitória (BA) por 0 a 0 em Salvador. Já o Botafogo foi o 6º.

A última vez que Botafogo e Atlético-GO se enfrentaram no Rio de Janeiro foi pelo Brasileirão de 2021, no Nilton Santos. Matheus Babi abriu o placar para os visitantes, mas Danilo Gomes, Zé Roberto e Vitor Leque viraram o jogo, que terminou 3 a 1. No final do campeonato, os cariocas acabaram rebaixados na lanterna da competição, 20º lugar.

Vale ressaltar que o Botafogo recebeu o Atlético-GO apenas em seu próprio estádio, ou seja, no Nilton Santos. Confira os números gerais do retrospecto:

Retrospecto geral

– 13 jogos
– 03 vitórias do Atlético-GO (14 gols)
– 05 vitórias do Botafogo (21 gols)
– 05 empates