Botafogo e Vila Nova Futebol Clube jogam, neste domingo (22/8), pela primeira vez no Rio de Janeiro. De acordo com o Futebol de Goyaz e suas Histórias, Fogão e Tigrão já duelaram em 8 jogos, 5 amistosos e 3 partidas oficiais, mas todas em Goiânia.

Leia também:

Ainda conforme o Futebol de Goyaz, nesses 8 jogos, o Vila Nova venceu 2, enquanto que o Botafogo ganhou uma, além de 5 empates. A última partida, inclusive, Fogão e Tigrão empataram por 1 a 1, na abertura da Série B. Willian Formiga abriu placar em um chutaço de fora da área, aos 7 minutos da etapa final. Mas, aos 14, Rafael Navarro marcou e deu números finais ao jogo.

Por outro lado, o Vila ganhou por 2 a 0 no primeiro encontro entre as equipes, um amistoso em 1966 no Estádio Olímpico, com 2 gols de Ney. Posteriormente, foram mais 4 amistosos, com uma vitória do Botafogo e 3 empates. Já em jogos oficiais, de acordo com o Futebol de Goyaz, Botafogo e Vila Nova empataram por 0 a 0 no Estádio Serra Dourada, pelo Brasileirão de 1977.

No entanto, o Tigrão derrotou o Fogão no outro jogo oficial entre os times, pela Série B de 2003, também no Serra Dourada. Assim, Mirandinha e Jean Carlo fizeram os gols da vitória do Vila, de virada, enquanto que Fábio, abrindo o placar, fez o gol do Botafogo.

Nesse jogo, sob o comando de Levir Culpi, o Botafogo contava com Max no gol e tinha como volante o ex-jogador do Goiás, Túlio Lustosa. Já o Vila Nova, treinado por Ivair Cenci, jogou com Silva; Pedro Ayub (Leonardy), Moisés, Nei Baiano e Cleitinho; Batata, Alex Lopes, Souza e Joel (Mirandinha); Jean Carlo (Fábio Bahia) e Adriano Magrão.

Retrospecto geral

– 8 jogos
– 2 vitórias do Vila Nova (10 gols)
– 1 vitória do Botafogo (8 gols)
– 5 empates

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira.