Adversários neste sábado (30), pelo Campeonato Brasileiro, o Goiás Esporte Clube leva vantagem, como mandante, sobre o Atlético-MG. De acordo com o site Futebol de Goyaz, são 34 partidas entre as equipes em Goiânia, com 13 vitórias do Verdão, 10 do Galo e 11 empates.

Leia também: R$ 7,4 milhões: Goiás apresenta conta de 2021 com déficit e queda de receita

No último jogo na capital goiana, o Goiás venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Estádio Hailé Pinheiro, com gol de Índio, de cabeça. O encontro foi válido pela 34ª Rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2020.

A última vitória do Atlético-MG sobre o Goiás, em Goiânia, foi pelo Brasileirão de 2014, por 3 a 2, no Serra Dourada. Guilherme, duas vezes, e Carlos marcaram para os visitantes, enquanto Erik e Jackson anotaram para os mandantes.

Depois disso, foram mais três jogos entre as equipes com mando do Verdão, dois empates por 0 a 0 em 2015 e 2019, além da vitória esmeraldina já mencionada acima.

O primeiro jogo entre Goiás e Atlético-MG, em Goiânia, foi em 1970, pelo Torneio Antônio Accioly. Jogando no Olímpico, o Galo, que contava no time com Dadá Maravilha, venceu por 1 a 0, gol de Lacy. O Verde foi a campo com: Chicão; Aleixo, Paulo, Japonês (Zé França) e Alexandre Neto; Franklin e Garrincha; Sinval, Rinaldo (Arinos), Tuíra e Serginho.

Em partidas pela Série A, por outro lado, a vantagem é mineira. São 45 jogos entre os times, com 12 vitórias do Goiás, 21 do Atlético-MG e 12 empates. A primeira vez que se enfrentaram pelo torneio foi em 1973, no Olímpico, em Goiânia, e os mandantes venceram por 3 a 1, com um gol de Lincoln e dois de Paghetti. Campos fez para os visitantes.

Sob o comando de Paulo Gonçalves, o Verdão foi escalado de: Amauri; Triel, Macalé, Alexandre Neto e Cláudio; Matinha e Tuíra; Lucinho (Ulisses), Lincoln, Paghetti e Reis (Helinho). O Galo tinha no time o volante Danival, que depois vestiu a camisa do Vila Nova (1978-80) e do Atlético-GO (1983), além do atacante Paulinho, que também atuou pelo Colorado (1978-83).

No retrospecto geral, a vantagem também é do Atlético-MG. Além disso, neste sábado, será apenas a segunda vez em que as equipes jogaram no Estádio Hailé Pinheiro na história do confronto. Confira os números totais:

Retrospecto geral

– 61 jogos
– 18 vitórias do Goiás (77 gols)
– 25 vitórias do Atlético-MG (87 gols)
– 18 empates