Goiás Esporte Clube volta a receber o Juventude, neste sábado (5), pelo Campeonato Brasileiro Série A depois de 15 anos. De acordo com o site Futebol de Goyaz, o último jogo entre as equipes foi em 2007, no Serra Dourada. A equipe goiana ganhou por 3 a 1, gols de Paulo Baier e Welliton, duas vezes, enquanto Da Silva anotou para os gaúchos.

Leia também: Assessor da Seleção Brasileira desmente convocação de Pedro Raul

A última partida entre as equipes foi pelo primeiro turno deste ano, em Caxias. O Juventude desperdiçou um pênalti e acabou empatando com o Goiás por 0 a 0.

Pela mesma competição também ocorreu o primeiro Goiás e Juventude da história, mas em 1994. Jogando no Serra Dourada, o Esmeraldino venceu por 2 a 1 no primeiro jogo da final, gols de Evandro e Baltazar. Paulo Marcelo marcou para os visitantes.

Sob o comando de Walter Nascimento, o Goiás entrou em campo com: Kléber; Zé Teodoro, Márcio Goiano, Richard (Luís Carlos) e Ronildo; Flávio, Reidner (Dill) e Adriano; Paulinho, Baltazar e Evandro. Na equipe adversária o destaque é para Galeano, que atuou no Verdão em 2006 e também jogou no Palmeiras.

Apesar disso, o Papo ficou com o título na volta ao ganhar pelo mesmo placar, já que tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Essa foi a primeira vez que as equipes se enfrentaram no Alfredo Jaconi.

Com mando do Goiás, os goianos levam ampla vantagem. São 12 partidas entre as equipes, todas no Serra Dourada, com oito vitórias do time local, apenas duas dos gaúchos e dois empates. Sendo assim, Goiás e Juventude fazem neste sábado o primeiro duelo no Estádio Hailé Pinheiro.

Na Série A, Goiás e Juventude se enfrentaram 18 vezes, com cinco vitórias gaúchas, oito goianas e cinco empates. O primeiro duelo pelo torneio foi no ano seguinte do acesso, em 1995, no Serra Dourada, e o time jaconero ganhou por 2 a 1. Galeano e Jean Carlo abriram 2 a 0 e Magrão descontou para o Verdão.

Retrospecto geral

– 24 jogos
– 11 vitórias do Goiás (41 gols)
– 07 vitórias do Juventude (28 gols)
– 06 empates