Em desvantagem no confronto, o Goiás Esporte Clube busca, neste sábado (09), voltar a vencer o Athletico-PR. De acordo com o site Futebol de Goyaz, a última vitória do Verdão sobre o Furacão ocorreu pela Série A de 2019, quando ganhou por 2 a 1, no Serra Dourada. Kayke e Leandro Barcia fizeram a favor e Rafael Vaz anotou contra.

Leia também: Pedro Raul recebe proposta milionária para deixar o Goiás

Quando Goiás e Athletico-PR se enfrentam com mando esmeraldino, a vantagem é do Verdão. São 25 jogos, com 15 vitórias dos mandantes, cinco dos visitantes e cinco empates. Dessas partidas, apenas uma não foi disputada em Goiânia. Em 2002, os times jogaram no Castelão (CE), pela Copa dos Campeões, torneio disputado nas regiões norte e nordeste.

Nessa partida, o Goiás venceu o Athletico-PR por 3 a 2, gols de Araújo, Fábio e Rogério Corrêa (contra), enquanto Kléber, duas vezes, anotou para o Furacão. Sob o comando do técnico Edinho, o Verdão jogou com: Harlei; Neném, Fábio, Milton do Ó e Marquinhos; Josué, Marabá, Danilo (Finazzi) e Zé Carlos (Luciano Fonseca); Evair (Luiz Fernando) e Araújo.

A primeira vez que as equipes se enfrentaram em Goiânia e na história foi pelo Campeonato Brasileiro de 1973, no Olímpico, e o Verdão ganhou por 1 a 0, gol de Lincoln. Paulo Gonçalves, treinador esmeraldino na oportunidade, escalou: Amauri; Triel, Macalé, Alexandre Neto e Cláudio; Matinha e Tuíra (Hertz); Ulisses, Lincoln, Paghetti e Helinho (Reis).

Entretanto, no último jogo entre Goiás e Athletico-PR em Goiânia e no confronto deu Furacão. No Brasileirão de 2020, o Furacão venceu por 1 a 0, no Estádio Hailé Pinheiro, local deste próximo encontro. Renato Kayzer marcou o gol dos visitantes. Aliás, esse também foi o único duelo das equipes na Serrinha.

Pelo Campeonato Brasileiro Série A, são 42 partidas entre Verdão e Furacão, com 14 vitórias dos goianos, 19 dos paranaenses e 9 empates. O primeiro e o último jogo entre os times no torneio ocorreu em 1973 e 2020, respectivamente, encontros já mencionados anteriormente.

Retrospecto geral

– 42 jogos
– 14 vitórias do Goiás (57 gols)
– 19 vitórias do Athletico-PR (63 gols)
– 09 empates