Goiás Esporte Clube e Coritiba fazem um confronto equilibrado quando se enfrentam em Goiânia. Uma prova dessa igualdade é o último jogo entre os clubes na capital goiana.

Leia mais: 100%: Atlético, Goiás e Vila Nova recebem liberação para estádio lotado no Brasileirão

Pela Série A de 2020, na Serrinha, o Verdão perdia por 2 a 0, mas buscou o empate com Rafael Moura, aos 45 do primeiro tempo, Ignacio Jara, aos 36 e a virada, com gol contra de Sabino, aos 37 da etapa final. No entanto, no apagar das luzes, o mesmo Sabino deixou tudo igual de pênalti: 3 a 3.

Outro dado que mostra equilíbrio no confronto é o número de vitórias e empates. De acordo com o site Futebol de Goyaz, são 7 triunfos para cada lado, além de outros também 7 empates em Goiânia. Além disso, Goiás e Coritiba empatam em vitórias pelo Campeonato Brasileiro Série B.

Ainda conforme o Futebol de Goyaz, Verdão e Coxa têm dois triunfos para cada lado. Segundo os dados, Coritiba e Goiás jogaram pela primeira vez pela Série B em 1994, ano em que o Verdão foi vice-campeão e subiu à Série A. Pelo Grupo G da 2ª fase, o Esmeraldino venceu o Coxa nas duas partidas em que jogaram. No Estádio Serra Dourada, os goianos ganharam por 2 a 0, enquanto no Couto Pereira vitória foi por 1 a 0. Assim, o Goiás terminou líder do seu grupo e o Coritiba, lanterna.

Outras duas partidas entre as equipes pela Série B ocorreram em 2018, ano em que o Goiás novamente subiu à primeira divisão e o Coritiba permaneceu. No entanto, se em 1994 o Verdão venceu as duas partidas, em 2018 foi o Coxa quem derrotou o Esmeraldino duas vezes. Pelo 1º turno, no Estádio Olímpico, vitória dos paranaenses por 1 a 0. Do mesmo modo, no 2º turno, o Coxa repetiu o placar e derrotou o Verdão, no Couto Pereira.

Por fim, no último encontro entre Goiás e Coritiba pela Série B houve empate: 1 a 1, no Couto Pereira, pela edição atual. Até nos números gerais há certo equilíbrio, mas o Coxa leva ligeira vantagem, com duas vitórias a mais. Sendo assim, veja os números:

Retrospecto geral

– 40 jogos
– 12 vitórias do Goiás (49 gols)
– 14 vitórias da Coritiba (55 gols)
– 14 empates

A partida desta quarta-feira (10) terá cobertura do Sistema Sagres de Comunicação.

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira.