Na temporada 2015, o Vila Nova Futebol Clube bateu o Londrina na decisão do Campeonato Brasileiro Série C e faturou o segundo título da competição. Neste domingo (15/8), as equipes voltam a se enfrentar, agora pela Série B. Assim, a Sagres relembra a final no retrospecto entre Tubarão e Tigrão.

Leia também: Hemerson Maria avalia como deverá ser sua reestreia no comando do Vila Nova e declara: “Momento importante”

Pela primeira vez na Série C, Vila Nova e Londrina fizeram a final após conseguirem subir para a Série B e se classificarem nas semifinais. Dessa maneira, fizeram a decisão, com o segundo jogo em Goiânia, já que o Tigrão possuía melhor campanha.

No jogo de ida, o Vila saiu atrás e perdeu para o Tubarão por 1 a 0, no Estádio do Café, com gol de Zé Rafael, hoje no Palmeiras. Após sobra de bola, o jogador aproveitou e encheu o pé para marcar. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar no gol defendido por Edson.

Mas, no jogo da volta, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Vila Nova goleou e foi campeão. Bruno Batata abriu o placar para o Tubarão logo no início, mas não houve tempo para comemorar. Em seguida, Ramires deixou tudo igual. Ainda no primeiro tempo, Moisés recebeu lançamento de Zotti e bateu cruzado para virar o jogo em favor do Tigrão.

Na etapa final, Zotti pegou sobra de bola e fuzilou de esquerda, sem chances para o goleiro. No final do jogo, o goleiro do Londrina foi para a área tentar um milagre e deixou. Assim, Frontini roubou a bola e lançou Moisés, que bateu do meio-campo para o gol vazio. Vila Nova 4 a 1 e bicampeão da Série C.

Retrospecto geral

De acordo com o Futebol de Goyaz e Suas Histórias, o Tigrão venceu 7 jogos e perdeu 11 para o Tubarão. Além disso, as equipes empataram uma vez na história.

Conforme o Futebol de Goyaz, o Londrina venceu o Vila Nova por 3 a 1 no Estádio do Café, em Londrina (PR), na primeira vez que jogaram, em 1977.

Por outro lado, a última partida entre Tubarão e Tigrão foi justamente no Café, vencida pelos colorados por 1 a 0, com gol de Bruno Mezenga, hoje no Goiás. Ainda de acordo com o Futebol de Goyaz, nas 19 vezes que Londrina e Vila Nova jogaram, os goianos marcaram 19 gols e os paranaenses 22. Confira o retrospecto geral do confronto:

Retrospecto geral

– 19 jogos
– 7 vitórias do Vila Nova (19 gols)
– 11 vitórias do Londrina (22 gols)
– 1 empate

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira.