Em 2020, o Vila Nova Futebol Clube garantiu seu acesso à Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o Ituano por 1 a 0, no Estádio Novelli Júnior. Neste sábado (23), as equipes entram em campo na cidade de Itu (SP), palco daquela partida, mas agora pela segunda divisão.

Leia também: Higo Magalhães quer conciliar boas atuações com vitórias no Vila Nova: “é o nosso desafio”

Sendo assim, o Sistema Sagres relembra o jogo em que o Tigrão subiu pela última vez. O argentino Emanuel Biancucchi marcou o gol da vitória colorada, aos 31 minutos do segundo tempo. Assista ao material:

Apesar do torcedor ter essa boa recordação do confronto, no retrospecto geral o Ituano leva a vantagem, de acordo com o site Futebol de Goyaz. A primeira vez que Ituano e Vila Nova se enfrentaram foi pela 14ª rodada da 1ª Fase da Série B de 2004. Os paulistas venceram por 3 a 1, no Novelli Júnior, com gols de Jales, Ricardo Lopes e Fernando Gaúcho. Sérgio Müller anotou a favor dos colorados.

Nessa partida, o técnico Evair, ex-jogador do Palmeiras, escalou: Emerson; Bosco, Williams (Paulo Ramos), Cláudio Luiz e Dênis (Robson); Fábio Bahia, Heleno, Jean Carlos e Evandro; Rodriguinho (Jackson) e Sérgio Müller. O zagueiro André Leone, que depois vestiu as camisas de Goiás e Vila Nova, jogou pelo Ituano no jogo.

O último encontro entre os times foi exatamente a partida do acesso colorado, pela Série C de 2020. As equipes empataram apenas uma vez na história do confronto. Foi pela 22ª rodada da Série B de 2006, por 1 a 1, no Novelli Júnior. Ricardo Lopes abriu o placar para o Ituano, mas o volante Germano garantiu o empate para o Tigrão.

Além da vitória do acesso, o outro triunfo do Vila Nova sobre o Ituano, o primeiro inclusive, foi na 1ª rodada da primeira fase da Série B de 2005. Wando e Leonardo Manzi, duas vezes cada, fizeram os gols vilanovenses na vitória por 4 a 3, no Serra Dourada. Aderaldo, Joelson e Ricardo Oliveira foram os autores dos tentos do Ituano.

O zagueiro Higo, hoje técnico colorado, foi titular nessa partida e foi substituído pelo também zagueiro Vítor Pio. Veja os números do retrospecto:

Retrospecto geral:

– 6 jogos
– 2 vitórias do Vila Nova (8 gols)
– 3 vitórias do Ituano (10 gols)
– 1 empate