Vila Nova Futebol Clube recebe o Náutico, nesta sexta-feira (06), pela terceira vez no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA). De acordo com o site Futebol de Goyaz, são dois jogos entre Tigrão e Timbu no local, com uma vitória para cada lado na história do confronto.

Leia também: Sem vencer há nove partidas, técnico do Vila Nova classifica confronto com o Náutico como “jogo da vida”

A primeira partida entre Vila Nova e Náutico no OBA ocorreu pelo Campeonato Brasileiro Série B de 2016, um sábado à tarde, dia 27 de agosto. O Timbu venceu por 2 a 0, gols de Jefferson Nem e Hugo, que anteriormente vestiu a camisa do Goiás Esporte Clube. Além dele, os visitantes contavam com outro jogador com passagem pelo futebol goiano: Renan Oliveira, também pelo Esmeraldino.

O segundo jogo entre Vila Nova e Náutico no OBA também foi pela Série B, mas no ano passado, 23ª rodada, uma sexta-feira à noite, 10 de setembro. O atacante Clayton, atualmente emprestado pelo Tigrão ao Coritiba, marcou o gol da vitória, aos 46 minutos do primeiro tempo.

Em Goiânia, Vila Nova e Náutico se enfrentaram 11 vezes, com 5 vitórias dos mandantes, 4 dos visitantes e 2 empates. Curiosamente, as únicas igualdades do confronto ocorreram exatamente na capital goiana.

Outro fato inusitado no histórico entre Vila Nova e Náutico é que os times se enfrentaram apenas pelo Campeonato Brasileiro Série B. Sendo assim, o retrospecto geral coincide exatamente com o de jogos pela segunda divisão. A primeira vez que as equipes jogaram em Goiânia foi em 1997, e o time vilanovense ganhou por 3 a 0, gols de Tim, Valdenir e Júlio César.

Sob o comando de Mauro Fernandes, o Vila Nova jogou com: Humberto; Moisés, Wladimir, André e Luciano Mineiro; Mona, Tim (Paulo César Jabuticaba), Valdenir e Sabino; Júlio César (Renatinho) e Ciro (Bé).

O técnico do Timbu era Homero Cavalheiro, que foi campeão da Série C pelo Atlético Clube Goianiense em 1990. No futebol goiano, o profissional também dirigiu o Anápolis em 1996 e 1997. Ele faleceu em abril de 2021 vítima da Covid-19.

A última vez que os clubes se enfrentaram em Goiânia foi exatamente a vitória do Tigrão no OBA por 1 a 0, mencionada acima. No geral, a vantagem é dos pernambucanos, veja:

Retrospecto geral

– 23 jogos
– 09 vitórias do Vila Nova (27 gols)
– 12 vitórias do Náutico (37 gols)
– 02 empates