O Santuário Diocesano de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém cancelou a romaria virtual, que ocorreria entre 5 e 15 de agosto deste ano. A decisão atende a recomendação da 1ª Promotoria de Justiça de Niquelândia, expedida pelo promotor de Justiça Pedro Alves Simões.

No último dia 8 de junho, o reitor do santuário, padre Aldemir Franzim, encaminhou ofício ao Ministério Público de Goiás (MP-GO), comunicando que o tradicional evento religioso, cuja expectativa de público é de 500 mil pessoas durante a peregrinação e o período de festa, aconteceria por meio virtual por causa da pandemia de Covid-19, com transmissão das celebrações via internet, de modo que os portões permaneceriam fechados.

Entretanto, o MP-GO avaliou que o momento é de muita cautela, já que o número de casos confirmados de Covid-19 no município de Niquelândia vem aumentando de forma rápida. Na recomendação, o promotor frisou que a taxa de ocupação dos leitos oferecidos para pacientes portadores de Covid-19 já alcançou níveis elevados, e que poderia haver risco de sobrecarga do sistema de saúde.

“Tais celebrações, ainda que realizadas por meio virtual, podem estimular a grande massa de fiéis a peregrinar até o santuário, reduzindo a taxa de isolamento e, por conseguinte, aumentando a transmissão do vírus, justamente no momento mais delicado de expansão da Covid-19 no interior do Estado”, frisou o promotor.

Em resposta encaminhada ao MP-GO, o padre Aldemir Franzim manifestou o acatamento da recomendação ministerial, comprometendo-se a divulgar o cancelamento da romaria. Em reunião realizada entre o promotor e o reitor, na última sexta-feira (3), de forma virtual, foi reforçada a necessidade de ampla divulgação do cancelamento do evento, a fim de evitar o intenso fluxo de pessoas em direção ao povoado de Muquém, especialmente no período da romaria, de 5 a 15 de agosto.

Como forma de garantir que a finalidade será atingida, o promotor de Justiça expediu a Recomendação nº 14/2020 ao prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro da Silva, a fim de que implemente medidas destinadas a coibir a concentração de pessoas e inibir aglomerações.

O último boletim divulgado pela Prefeitura de Niquelândia aponta 78 casos confirmados de Covid-19 no município, duas mortes e 31 recuperados.

Na semana passada, a cidade adotou lockdown parcial no comércio pelos próximos 14 dias. De acordo com decreto assinado na sexta-feira (3) pelo prefeito Fernando Carneiro (PSD), as atividades não-essenciais poderão funcionar apenas de segunda à quinta-feira, e devem permanecer fechadas às sextas, sábados e domingos, até o dia 19 de julho.

Farmácias em Niquelândia: todas continuam abertas de segunda à sexta-feira, das 7h da manhã às 18h; e aos sábados, das 7h às 13h.

Confira o último boletim divulgado na noite de ontem (5)

Trindade

Decisão semelhante ocorreu em maio, quando a assessoria de comunicação do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno confirmou, por meio de nota, o cancelamento da Festa do Divino Pai Eterno, inclusive na forma virtual, por causa da pandemia. O reitor do Santuário, padre Robson de Oliveira, acolheu recomendação do Ministério Público Estadual (MPGO) para cancelar a festividade. No pedido, o promotor de Justiça Francisco Bandeira de Carvalho Melo, justificou que mesmo que as cerimônias fossem realizadas à distância, o evento poderia atrair fiéis que insistissem em presenciar a romaria, o que poderia causar aglomeração na cidade de Trindade.