A próxima semana será de muitas discussões sobre a reforma política na Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado federal goiano, Rubens Otoni (PT), comentou sobre as maiores dificuldades de consenso em entrevista à Rádio 730, na manhã desta sexta-feira (8).
O deputado afirma que na maioria dos temas abordados na casa apenas quatro ou cinco deputados polarizam os discursos, mas no caso da reforma política, a Câmara possui 513 especialistas, afinal, todos são políticos. “Não existe consenso entre os parlamentares em nenhum ponto. Este é o grande problema,” analisa Rubens Otoni.
Ouça a entrevista completa de Rubens Otoni: {mp3}stories/2015/maio/rubens_otoni_08_05{/mp3}
O único tema que segundo ele avançou nas discussões foi o fim das coligações entre partidos para eleições proporcionais (vereadores e deputados).
Regional
Rubens Otoni aponta que nas eleições do próximo ano, o PT vai se aliar com o PMDB em algumas cidades, em outras vai ser adversário, e ainda, existem aquelas onde talvez nenhum dos partidos lance candidato. Ele não quis aprofundar na questão de Goiânia.
Ao mesmo tempo, Otoni garante que a aliança nacional entre PMDB e PT está mantido para o próximo pleito.
PT
O Partido dos Trabalhadores tem sido alvo de críticas e protestos de parte da sociedade brasileira. Nesta semana, durante programa da sigla transmitido em rede nacional, houve alguns ‘panelaços’ em grandes cidades brasileira.
Rubens Otoni afirma que o partido tem alguns erros, como todas as instituições, mas que tem orgulho da trajetória do PT. “Nós organizamos os trabalhadores e demos a eles voz. Quando chegamos ao governo federal, nós fizemos mudanças estruturais no País, que permitiram que milhões de brasileiros tivessem acesso à cidadania,” diz.