SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo russo protestou formalmente contra o envio de armas por parte dos Estados Unidos para a Ucrânia e alertou o Departamento de Estado americano que a medida pode ter “consequências imprevisíveis”, disseram funcionários do governo Biden de acordo com o canal de TV CNN.

Na quarta-feira (13), o presidente Joe Biden anunciou o envio de US$ 800 milhões em ajuda militar ao país, incluindo mais de 300 drones, 11 helicópteros e sistemas de artilharia. Foi o primeiro anúncio de envio de equipamentos desse porte pelo governo americano, que até então agia com receio de ser considerado parte envolvida na guerra, o que poderia escalar o conflito.

Segundo a CNN, o comunicado do governo russo aos americanos, conhecido na diplomacia como “demarche”, foi enviado antes do anúncio oficial, quando o jornal The Washington Post noticiou que a administração Biden pretendia enviar ajuda militar.
De acordo com fontes ouvidas pelo canal americano, o protesto russo já era esperado, mas sinaliza que a Rússia pode tomar uma postura mais agressiva contra os Estados Unidos e a Otan.