A 180ª edição do podcast Sagres Internacional aborda a visita da presidente da câmara dos deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan e as tensões com a China. Apresentado por Rubens Salomão com comentários do professor de História e Geopolítica, Norberto Salomão, o episódio de hoje te leva a compreender melhor o conflito que envolve a ilha a sudeste da China e o tigre asiático. Além disso, o podcast analisa de que forma a presença de Pelosi em Taiwan impacta a geopolítica mundial.

Ouça o programa em formato de podcast:

Primeiramente, é necessário explicar o porquê uma visita de uma importante representante política americana estremeceu as relações entre as duas maiores nações do planeta. O conflito se dá pois os chineses não reconhecem a ilha de 24 milhões de habitantes como um Estado, e buscam meios de ampliar sua influência e até mesmo tomar o controle do território.

No cenário atual, apenas 13 países e o Vaticano reconhecem Taiwan como uma nação soberana e os EUA não estão incluídos. Isso ocorre devido à relação de “ambiguidade estratégica” mantida com o país. Nela, os americanos não se opõem à China ao não reconhecer como Estado, mas mantém contato com as autoridades da ilha.

Contudo, o governo chinês considerou a visita de Pelosi como uma “provocação” e prometeu “ações militares seletivas” de represália contra a ilha.

Além disso, Nancy é a principal autoridade americana a visitar Taiwan desde 1997. Mas a visita não é aprovada sem restrições entre os americanos. Em julho, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que os militares avaliavam que a visita não era “uma boa ideia”.

Abre aspas

O quadro Abre Aspas desta edição do podcast dá voz ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que anunciou nesta semana a morte do líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri. O acontecimento se deu após um ataque com drones americanos ao Afeganistão na última semana, um novo golpe contra a organização terrorista.

“No sábado, sobre minha direção, os Estados Unidos concluíram com sucesso um ataque aéreo em Kabul, no Afeganistão, que matou o líder da Al-Qeada, Ayman al-Zawahiri”, afirma Joe Biden.

Por fim, presidente americano ainda conclui: “al-Zawahiri era chefe de bin Laden. Eles estavam juntos o tempo todo. Era seu homem de confiança, seu deputado na época do ataque terrorista de 11 de setembro. Ele estava profundamente envolvido no planejamento do ataque que matou 2,977 pessoas em solo americano”.

Confira também:

  • Joe Biden anuncia que os EUA mataram Ayman al-Zawahiri, líder da Al-Qaeda;
  • Ucrânia e Rússia se acusam mutuamente por bombardeio perto de reator de usina nuclear;
  • Papa reduz poder da organização conservadora, Opus Dei;
  • Embaixada do Brasil na Ucrânia recebe e-mail com ameaça a funcionários;
  • E ainda a música mais tocada nas paradas do Azerbaijão:

Madrigal – Dip

Músicas tocas neste episódio:

SONG – Island’s Sunrise

Wen Hsia – Mama, I’m Brave

Taiwan is Good

Confira edições anteriores do Sagres Internacional: