Sagres Em Tom Maior #338 da última terça-feira (24) apresentou o 11º episódio da série Caminhos da Sustentabilidade sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico) da Agenda 2030 da ONU. O tema tem foco na meta 8.B deste ODS, que prevê, até o ano 2030, desenvolver e operacionalizar uma estratégia global para o emprego dos jovens e implementar o Pacto Mundial para o Emprego da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O professor especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, analisa a importância do processo de formação profissional junto com a educação e o momento de ruptura com a escola e o mercado de trabalho vivido por cerca de 11 milhões de jovens brasileiros, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), não estudam e não trabalham, os chamados “nem nem”. Confira a seguir

Quer que seu filho morra?” “Na hora de fazer não gritou!” “No ano que vem você estará aqui de novo”. Estes são alguns exemplos de frases que caracterizam a chamada violência obstétrica. Ela consiste em abusos sofridos por mulheres quando procuram serviços de saúde na hora do parto. Os maus tratos podem ocorrer como violência física ou psicológica, gerando vários traumas às vítimas.

No podcast Tenha Voz desta semana, conteúdo alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 05 (ODS 05) – Igualdade de Gênero – da Agenda 2030 da ONU, a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Gabriela Hamdan, explica como esse tipo de violência afeta as gestantes. Confira a seguir

Com o objetivo de combater o ressurgimento de um modismo, o escritor goiano Giuliano Miotto lançou nesta semana um livro que combate o uso do tabagismo na pré-adolescência. É a obra “Turminha da Liberdade e o Estranho Caso do Dr. Poludoso”.

Em entrevista ao Sagres Em Tom Maior #340 da quinta-feira (26), Miotto afirma que, depois do desaparecimento das propagandas de cigarro principalmente na televisão, o tabagismo tem encontrado um grande aliado nos últimos anos: as redes sociais. Confira a seguir a primeira entrevista da quinta-feira (26):