O Sistema Sagres de Comunicação embarca em uma nova jornada na plataforma de streaming Twitch, com a realização de entrevistas com gameplay no Sagres Aperte o Play na apresentação da Ananda Leonel. Em busca de inovar e estar alinhado com os jovens no universo digital, a Sagres é o primeiro veículo de comunicação no Estado de Goiás a fazer parte da plataforma mais movimentada do mundo, acompanhado dos assuntos mais diversos. E, claro, com uma boa dose de humor e assuntos relevantes para a sociedade são abordadas durante o jogo.

O tema desta sexta-feira (16) foi sobre as eleições, explicada de forma divertida e dinâmica em uma partida de Roblox com o jornalista político Rubens Salomão. Ele explicou as principais dúvidas sobre o processo eleitoral e as funções dos cargos políticos que competem nas eleições 2022.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de jovens de 16 a 18 anos que se cadastram para votar caiu 82% nos últimos 10 anos. Uma das formas de a população se envolver com a política é através do voto, principalmente os jovens, já que a política impacta diretamente na nossa vida todos os dias.

“Se os jovens acham que não está tão bom, esse é o momento de se envolver com o processo. Tem que pesquisar, temos fontes de informações que são bastante questionáveis, como vamos saber o que é bom e ruim, se a informação é confiável ou não, precisamos pesquisar”, explicou o jornalista.

Existe um boato que percorre entre os brasileiros sobre as eleições. Se mais da metade dos votos forem nulos, a Justiça Eleitoral é obrigada a anular as eleições e, com isso, devem ser apresentados candidatos diferentes? Isso é falso.

“Se tivermos uma quantidade de votos nulos, 50%, 51% não vão anular as eleições. Vamos supor que um município tem 1 mil habitantes e, nas eleições, 999 eleitores foram às urnas e anularam os votos, a única pessoa que escolheu um candidato será decisiva, e o político será eleito. É preciso escolher bem o candidato”, ressaltou Salomão.

Assista ao gameplay com política:

Leia mais: